As demissões na TV Cultura

Por aleXandre
Da Folha de S. Paulo
ILUSTRADA - EM CIMA DA HORA
Cadão Volpato, do "Vitrine", está entre os dispensados pela TV
KEILA JIMENEZ
COLUNISTA DA FOLHA
A TV Cultura promoveu um novo corte de funcionários. Nesta semana, a rede dispensou 50 empregados dos cerca de 900 funcionários da emissora -em fevereiro do ano passado, o canal havia demitido 150 pessoas.
p>Desta vez, as áreas mais atingidas são engenharia e operacional. Mas algumas produções também perderam profissionais.
O apresentador Cadão Volpato e o diretor Ernesto Hypólito, ambos do programa diário de variedades "Metrópolis", foram dispensados.
Em comunicado divulgado ontem, a Cultura informou que a demissão de Cadão Volpato ocorreu devido "à inclusão de novas atrações e à reconfiguração de programas, como o 'Metrópolis'".
Procurada para falar sobre as demissões, a emissora informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que elas fazem parte da reestruturação de sua programação para este ano.
A nova grade, que estreou no último final de semana, traz, entre as novidades, o programa "TV Folha", jornalístico da Folha.
No informe, o canal afirma que os profissionais demitidos terão seus direitos rescisórios pagos integralmente no mês de março. Explicou ainda que a emissora segue com o objetivo de oferecer novas atrações e de adequar o seu quadro à nova grade.
NOVO METRÓPOLIS
"O 'Metrópolis' será totalmente repaginado, mas seguirá como um programa de variedades, com espaços diários para literatura, teatro, cinema e debate cultural", afirma o anúncio.
"Ele contará também com novo apresentador, que será anunciado em breve. Esta reformulação está em linha com ações semelhantes executadas no 'Roda Viva' e no 'Jornal da Cultura'."
Folha apurou que as mudanças atingirão alguns dos principais programas da casa. Atrações como "Cultura Retrô", "Grandes Momentos do Esporte", "Entrelinhas" e "Vitrine" podem acabar.
Alguns devem se tornar quadros do novo "Metrópolis", em fase de produção, que deve ser dirigido por Hélio Goldstein.
O "Vitrine", que já teve à frente nomes como Marcelo Tas, atualmente no "CQC", é um dos mais antigos da emissora, no ar há 22 anos.
O "Metrópolis" está testando novos apresentadores e O futuro de alguns artistas do canal segue incerto. Entre eles, o de Marina Person, ex-MTV, que atualmente conduz o semanal "Cultura Retrô" - que relembra clássicos do acervo do canal.
A TV Cultura afirma que não haverá mais demissões.