Japão tem primeiro déficit em conta corrente em 3 anos

Por Paulo F.
Da NHK
O balanço de conta corrente do Japão para o mês de janeiro ficou no vermelho pela primeira vez em três anos, registrando ainda o seu maior déficit.
Um relatório preliminar divulgado na quinta-feira pelo Ministério das Finanças indica que o Japão registrou um déficit em conta corrente no valor de 5,4 bilhões de dólares.
p class="summary">Este é o primeiro déficit desde janeiro de 2009, quando as exportações japonesas despencaram na esteira da falência do banco de investimentos Lehman Brothers. O valor em questão também é o maior desde que os números passaram a ser registrados no atual formato, em 1985.
O déficit da balança comercial do Japão era em torno de 17 bilhões de dólares. As exportações caíram 8,5% em janeiro de 2011, como resultado da morosidade da economia global provocada pela crise de crédito na Europa.
Enquanto isso, as importações japonesas cresceram 11,2%, devido, entre outros, ao aumento no uso de gás natural liquefeito em usinas termelétricas.
Essas instalações têm sido utilizadas no lugar das usinas nucleares, que foram desligadas após o acidente na central geradora Fukushima 1, em março do ano passado.