Responsabilidade de montar equipe é da presidente, diz Dilma

Do Estadão

Em crise com base, Dilma pede coalizão forte e diz que cabe a ela montar equipe

Presidente foi aconselhada por Lula a agir logo para ‘pote de mágoas’ dos aliados não transbordar na eleição municipal; petista falou do ‘fardo’ de governar e chorou em evento

 
Vera Rosa, Tânia Monteiro e Rafael Moraes Moura, de O Estado de S.Paulo
Com um discurso cheio de recados, Dilma respondeu à crítica do manifesto do PMDB de que há uma "relação desigual" entre os parceiros, pois o processo de decisão no Planalto "não passa pela discussão" com os aliados.
"Eu queria dizer para vocês que o que distingue o presidencialismo é que, nesse sistema, as decisões são responsabilidade e pesam sobre as costas da pessoa que é chefe de Estado e de governo", insistiu Dilma. "Cabe ao presidente ouvir, consultar, avaliar e decidir, mas também cabe ao presidente construir a equipe que divide esse fardo."
Emocionada, ela chorou ao citar o petista Luiz Sérgio.
te tem o dever de administrar para todos, "inclusive para os que não votaram nele", Dilma procurou debelar os focos de incêndio na base. "É possível e é necessário (...) falar para todos os brasileiros mesmo que você se apoie numa coalizão e numa aliança."
Após o discurso de Dilma, o senador Valdir Raupp (RO), presidente do PMDB, disse que o manifesto do partido - subscrito por 45 de 76 deputados - não significa ruptura com o governo. "É mais alerta porque a insatisfação da bancada começa pelas eleições municipais, já que há um trabalho intenso do PT para neutralizar candidaturas do PMDB."