40 milhões de motos no Brasil em 2022
Enviado por luisnassif, qua, 22/08/2012 - 08:57
Por Vinicius Carioca
Do blog O Mundo Em Movimento
de Joel Leite
Daqui a dez anos, em 2022, o Brasil terá 40 milhões de motos circulando pelas ruas. Esta é a previsão do presidente da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motos, Marcos Zaven Fermanian, que falou das expectativas do setor no XXII Congresso Fenabrave.
O dirigente mostrou preocupação com o mercado que ainda se recupera da crise mundial de 2008, mas pelos seus cálculos o setor de motos deve crescer entre 7% e 8% ao ano.
Para este ano a Abraciclo calcula que a produção será de 1,85 milhão de unidades, já que o primeiro semestre fechou com 1,044 milhão de motos produzidas no Brasil. Com estes números, o País ocupa a quinta colocação na produção de motos.
Marcos Fermanian diz que “estamos bem representados, já que temos 2.576 concessionárias em pouco mais de cinco mil municípios. Além disso, geramos cerca de 20 mil empregos, entre diretos e indiretos”.
Todos sabem que a queda nas vendas está diretamente ligada à restrição dos financiamentos, mas Fermanian explica que “se daqui três meses o índice de inadimplentes se estabilizar (ou reduzir), poderemos ter mais facilidades na liberação de créditos”.
Hoje, o índice de aprovação de financiamento no setor é inferior a 20%. Uma das principais justificativas dos bancos para esse cenário é que o vendedor, muitas vezes, força o cliente a levar uma moto que ele não pode pagar.
“Isso resulta no aumento da inadimplência lá na frente e, consequentemente, das reprovações de financiamentos.” disse o presidente da Abraciclo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário