quinta-feira, 23 de agosto de 2012


Nasdaq acusada de negligência em oferta do Facebook

Do Económico
Hugo Bragança Monteiro
O Citigroup já respondeu ao pedido de explicações do regulador norte-americano sobre as perdas registadas no IPO do Facebook.
Num documento com 17 páginas, o banco norte-americano acusa a operadora de mercado Nasdaq de ter cometido "negligência grosseira" com a oferta pública inicial (IPO) do Facebook e reclama uma indemnização que cubra a totalidade das perdas sofridas com a estreia em bolsa da maior rede social do mundo.
Em causa está o atraso e os problemas de negociação que marcaram o primeiro dia do Facebook em bolsa, falhas que, entre outros efeitos, geraram problemas no processamento de ordens recebidas pelos bancos, como o Citigrouop e o UBS, pelos seus clientes. Em alguns casos os bancos ficaram com mais acções do Facebook do que pretendiam.
Numa primeira reacção, o Nasdaq avançou com um valor de 40 milhões de indemnizações, mas com queixas a surgirem um pouco por todo o mundo, esse valor foi revisto em alta para 62 milhões. As diligências do regulador do mercado norte-americano, a SEC, que está a ouvir várias instituições alegadamente prejudicadas pelas falhas do Nasdaq, ainda prosseguem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário