terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Blog de Miriam Leitão

Enviado por Valéria Maniero -
27.2.2012
|
16h05m
Crise na Europa

Merkel consegue aprovar ajuda à Grécia

Graças aos votos da oposição, o parlamento alemão aprovou hoje o segundo pacote de ajuda à Grécia, apesar de a chanceler Angela Merkel ter dito ali mesmo, um pouco antes, que não havia 100% de garantia de que esse resgate teria sucesso. Foram 496 votos a favor, 90 contra e cinco abstenções.
Segundo a imprensa europeia, dos 330 deputados que fazem parte da coalizão do governo, 304 apoiaram o pacote, mas para que Merkel conseguisse a maioria absoluta, seriam necessários 311 votos.
- No total, 17 deputados da coalizão de Merkel se rebelaram e votaram contra; seis não puderam participar da votação. A falta de apoio de sua base supõe um revés para a imagem de Merkel e para sua liderança de centro-direita na Alemanha - diz o "El País".
O jorna espanhol diz ainda que o partido Social Democrata (SPD) e os verdes, que são da oposição, pediram a seus parlamentares que apoiassem o pacote de ajuda à Grécia.
Com a aprovação, a Alemanha poderá participar da segunda ajuda ao país - dos 130 bilhões de euros previstos, entrará com 36 bi -, o que impedirá um calote e a saída da Grécia (pelo menos por enquanto) da zona do euro. Vale lembrar que essa segunda ajuda tem de passar pelos parlamentos de todos os países do euro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário