Chinês compra casa de Van Gogh

Por Paulo F.
Da Radio Nederland Wereldomroep 
Vincent Van Gogh
Colecionador chinês compra casa de Van Gogh
Por Lia van Bekhoven
p>Ele não tinha dinheiro suficiente para uma pintura de Van Gogh, mas sim para a casa onde o pintor viveu durante um ano. O colecionador de arte chinês Robbie Cao pagou nesta terça-feira 676 mil euros por uma casa vitoriana em ruínas em Londres. Trabalhar naquela casa “deve ser a coisa mais inspiradora que há, não?”
Apesar do lindo dia de primavera, a sala de leilões, com seus pilares brancos e dourados, está cheia. A antiga casa de Van Gogh é apenas uma das 160 casas e apartamentos que serão leiloados. No fundo da sala está o proprietário Mark, de 60 anos, que não quer divulgar seu sobrenome e fala apenas com a Radio Nederland, por insistência de sua esposa. O endereço Hackford Road 87 era o da casa de seus pais. “Meu quarto era o quarto em que Van Gogh morou”, diz ele. “Eu costumava desenhar lá, mas não recebi seu talento.”
Tetos desmoronados
É uma típica casa londrina do século 19: pintada de branco, três andares e com uma lareira de ferro em cada quarto. A maioria dos tetos está caindo ou já desmoronou, não há aquecimento central e o bairro nunca foi um bairro da moda. Eletricidade, banheiros, telhado: tudo tem que ser reformado e renovado.
Apesar disso, o agente imobiliário achou que poderia conseguir pelo menos meio milhão de euros, já que esta é a casa onde Vincent Van Gogh viveu. Ou melhor: a casa onde, segundo o azulejo na fachada, Van Gogh morou de 1873 a 1874.
Comportamento embaraçoso
Segundo a foto no catálogo, é um quarto amplo, com duas grandes janelas originais e aquecedor a carvão. Van Gogh deve ter ficado em frente a este aquecedor no inverno, depois de voltar de Covent Garden, onde trabalhava para a galeria Goupil & Cia. A casa inteira tem o autêntico estilo vitoriano. Tem até mesmo um banheiro do lado de fora. Provavelmente também utilizado pelo pintor.
A vida de Van Gogh ali não foi fácil. Mesmo antes de ter o contrato de aluguel assinado, ele, na época com 20 anos, se apaixonou pela filha de sua senhoria. Mas o sentimento não era recíproco. Eugénie Loyer, de 19 anos, não queria saber do extremamente emotivo holandês. Seu comportamento era visto como desagradável e embaraçoso e um ano mais tarde Van Gogh se mudaria para um outro endereço, no sul de Londres.
Casa de artista
Depois de cinco minutos de ofertas, o colecionador de arte chinês Robbie Cao tornou-se o novo proprietário da ‘casa de Van Gogh’. Custou-lhe 676 mil euros, mas Cao diz que teria dado até mais. “Eu preferiria ter uma pintura de Van Gogh, mas isso é impossível pagar. Por isso comprei sua casa.”
E o que vai fazer com ela? “Tenho que ver primeiro”, diz Cao. “Vou olhar pela primeira vez amanhã. Mas isso não é um projeto comercial. Comprei para meu próprio prazer, para homenagear Van Gogh.”
Ele considera a possibilidade de oferecer a casa para artistas chineses contemporâneos. “Imagine só, artistas poderem fazer suas obras no quarto em que Van Gogh morou. Deve ser a coisa mais inspiradora que há, não?”