domingo, 5 de fevereiro de 2012

.A ciência brasileira vítima da fogueira das vaidades


Enviado por luisnassif, dom, 05/02/2012 - 12:27

Autor: Luis Nassif

Foi assim:



A família Nusseinsveig é um dos orgulhos da ciência brasileira, vários pesquisadores, de várias gerações, trazendo contribuições fundamentais para a ciência mundial e, especialmente, a brasileira.



Tempos atrás o professor Sérgio Mascarenhas entrou em contato com Michel Nusseinsveig, um dos expoentes da nova geração da família, um imunologista de reputação internacional, membro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. Seu trabalho é considerado seminal para o estudo dos mecanismos moleculares ligados à imunização. Segundo Marc Tessier-Lavigne, presidente da Rockefeller University, seus estudos têm potencial para o desenvolvimento de vacinas contra HIV/Aids, malária e câncer".



Michel foi o braço direito da última Prêmio Nobel.



Depois de muitos estudos, decidiu-se propor a Michel montar um laboratório de estudos no Brasil, que se tornasse um centro de referência na matéria. Foi solicitada uma bolsa para a Capes no valor de R$ 15 milhões - para montagem de laboratórios, contratação de equipes.



A Capes submeteu o projeto à análise de um avaliador externo. Foi escolhido um dos diretores técnicos do Instituto Butantã - não foi Isaias Raw. O avaliador deu seu veredito, de que o instituto proposto não tinha utilidade.



Um crime contra a ciência brasileira, provocado por ciumeira científica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário