domingo, 5 de fevereiro de 2012

A disputa política na França


Por Lionel Rupaud
Paulo,
Eu só quis dizer, sem desmerecer a opinião de quem escreveu, que o artigo é uma salada sem gosto.
P. ex. fala de A emergência do Estado-empreendedor: pombas, para quem conhece um mínimo a história da França, o tal de Estado-empreendedor começou com Colbert, ministro do ... rei Luis XIV (século 17!).
Fala dos ricaços, mas sem identificar o que é interessante, i.e. a orígem da fortuna de cada um, que dirá mais claramente quem manda de fato na França de hoje. P. ex. precisava separar Dassault (defesa) e Bouygues (empreiteira) que cresceram no sistema gaullista, e Arnault, Pinault ,Decaux, e Bolloré os filhos dos anos '90 (IPO's, compras alavancadas, enfim os filhotes de Wall Street).
Mas acho que a derrota do sarko foi uma derrota política, i.e. não viu a crise chegar, quando chegou não entendeu qual crise era, e quando ficou claro para muitos, ele pareceu não entender que, como o Lula viu muito rapidamente, tinha chagado a hora da política, a verdadeira não a versão arrogante do BBB, alias BBF (Big Brother France). Empurrar os problemas com a barriga para não ofuscar os diretores de bancos (privados), não seria a política do de Gaulle, do Pompidou (mesmo tendo trabalhado no outrora poderoso Banco Rotschild), nem mesmo do Giscard d' Estaing (alias foi um dos poucos políticos franceses que teve uma reação inteligente depois da perda do AAA pela França na S&P). Talvez o Chirac seria tão inoperante, mas ele tem a qualidade de ser simpático como pessoa, o que sarkozinho nunca será...
E concordo com o Luiz Lima, o PS não é uma alternativa política, pois fará o mesmo, i.e. nada que melhore a vida do françês que não é ricaço (estou flalando dos muitos ricos pois os só ricos já não moram na França, estão na Suiça, na Belgica, Londres...).
Mas convido todos a ver os debates na TV5 entre Sarko e Hollande: será bem interessante, sobretudo o formato que é bem menos policiado que no Brasil.
Bom domingo a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário