Governo leiloará 4G em maio

De O Globo.com

Leilão de 4G deve ocorrer em maio, diz Paulo Bernardo

Ministro diz que sistema estará funcionando a partir de primeiro de julho

Reuters
BRASÍLIA - O leilão da faixa de frequência de 2,5 GHz, para o serviço de quarta geração da telefonia móvel (4G), deverá ocorrer em maio, disse nesta terça-feira o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
"O edital deve sair em abril e o leilão deve acontecer em maio", disse o ministro, durante o seminário Políticas de Telecomunicações, em Brasília.
O leilão havia sido anteriormente programado para abril.
ardo disse que houve pedido de adiamento por parte das empresas, mas afirmou que o governo não deve conceder mais prazo. "Estão falando em adiamento desde que começou o processo. Fica difícil acreditar."
O ministro acrescentou que tampouco o governo pretende mudar as exigências de conteúdo nacional previstas no edital.
Bernardo afirmou ainda que o pacote de desonerações para redes de telecomunicações, anunciado ano passado, deve sair do papel em março, por meio de Medida Provisória. Mas os efeitos práticos para as empresas deverão começar a se fazer sentir em julho.
"Tem uma etapa preparatória. As empresas têm de fazer projetos para obter anuência (do Ministério) da Fazenda. Então achamos que é razoável prever que estará funcionando a partir de 1o de julho", disse.
Bernardo afirmou também que o governo pretende incluir os smartphones nos benefícios fiscais da chamada "Lei do Bem", que já são aplicados aos tablets.
Internet 0800 começa testes em março
Bernardo disse a jornalistas que o governo começará a testar em março o serviço de conexão gratuita a ser oferecida a usuários de sites de bancos ou de compras pela internet.
A ideia, segundo ministro, seria permitir que bancos ou empresas de vendas na Internet possam oferecer aos usuários que tenham conexões limitadas gratuitas a suas páginas.
O modelo, disse ele, seria semelhante ao dos serviços 0800 usados por empresas para atendimento aos clientes.
O teste, segundo ele, será realizado na comunidade do Varjão, em Brasília. O ministro disse que a regulamentação do novo serviço é simples e pode ser feita por meio de portaria.