O controle da mensagem pelo meio

De O Globo.com

Apple censura capa da 'Muy interesante' de fevereiro

Revista espanhola trazia homem nu em reportagem sobre os mitos do pênis

<br />
Capa da revista espanhola ‘Muy Interesante’ sencurada pela Apple<br />
Foto: Reprodução
Capa da revista espanhola ‘Muy Interesante’ sencurada pela Apple Reprodução
RIO - A espanhola 'Muy interesante' começou fevereiro pedindo desculpas aos seus leitores pelo atraso da versão eletrônica deste mês para iPad. Segundo um aviso no site da revista, a edição de número 369 teve que ser especialmente adaptada para o tablet da Apple e ainda não está disponível na App Store "por razões fora do seu controle", diz a G+J.
a e velha moral da Apple, que não permite a publicação de conteúdo considerado abusivo na sua loja de aplicações, é a vilã da vez. O problema apontado pela companhia de Cupertino é a capa da revista que mostra uma modelo masculino nu, escondendo os órgãos genitais com a mãos e traz o título "Verdades e mitos sobre o pênis". A editora disse em seu comunicado que enviou uma nova versão da capa com a imagem editada. A revista substituiu também a palavra "pênis" por "membro".
"Apple diz que a revista está listada na seção "maiores de 12 anos" e que a capa de fevereiro viola a cobertura de notícias nessa categoria, por isso não aprovou a sua venda na App Store", informa a editora.
"Fomos forçados a mudar a capa, alterando texto e imagem. Mas até agora a Apple não respondeu a essas mudanças", completou.
Ana Ormaechea, responsável pela revista no iPad, disse ao "El País" que geralmente a editora envia a capa e um resumo do conteúdo da revista para a Apple dez dias antes do envio oficial para a App Store.
"Nunca tivemos um problema porque a revisão sempre foi limitada a aspectos técnicos que assegurem o download. Mas desta vez, um desenvolvedor de Cupertino nos disse que o conteúdo da revista não se encaixa na faixa de idade dos leitores", afirmou.
A 'Muy interessante' está negociando alterar a classificação etária da revista para enviá-la à categoria de "maiores de 18 anos".
A edição da revista para iPad custa 2,99 euros (ou US$ 1,99) e tem uma média de 2.000 a 2.500 downloads por mês.
A Apple disse apenas que o número 369 da revista está "sob revisão", mas não se sabe quanto tempo isso pode levar.