O timing do governo de SP no combate às drogas

Da Secretaria de Justiça do Estado de S. Paulo
Estado anuncia medidas de enfrentamento ao crack 
População ganha atendimento médico e psicológico 24h na rua Prates
A partir de hoje, a população da região da Nova Luz encontrará atendimento médico e psicológico 24h por dia no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) da rua Prates. O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin anunciou a medida devido ao aumento da procura por tratamento voluntário na cracolândia.
p>“Desde o início da ação na cracolândia no dia 3 de janeiro, houve 1.182 atendimentos de saúde e 224 pacientes foram internados voluntariamente em comunidades terapêuticas e hospitais. Não tivemos internações compulsórias”, explicou o governador.
O Cratod oferece tratamento ambulatorial, equipes multiprofissionais de enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, dentista e assistência social. Além de disponibilizar nove leitos para internação de emergência e dois leitos para casos urgentes. Antes, a unidade funcionava das 7h às 19h.
“A dependência química, seja de álcool ou droga, é uma doença como apendicite e pneumonia e precisa de tratamento. A tarefa do Governo é oferecer serviço de saúde de qualidade aos doentes”, avaliou o Geraldo Alckmin. No Estado de São Paulo exitem 482 leitos à disposição dos SUS em hospitais e comunidades terapêuticas. Para o próximo semestre, o governador anunciou mais 247 leitos para o tratamento de dependentes químicos.
A secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda participou da solenidade, ao lodo dos secretários estaduais da Saúde, Giovanni Guido Cerri; do Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia; do deputado estadual Carlos Bezerra Jr e do secretário municipal da Saúde, Januário Montone.