A profissão de falcoeiro


Por wilson yoshio.blogspot
Da Revista Galileu
Eu sou... Falcoeiro
Aves de rapina são treinadas para caçar pássaros que se chocam com os aviões
por Thais Sant’ Ana
Editora Globo
NOME: Gustavo Diniz Mendes de Carvalho
O QUE FAZ: é gerente de controle de fauna no Aeroporto da Pampulha
IDADE: 37 anos
TEMPO NA FUNÇÃO: trabalha com aves de rapina e falcoaria desde os 15 anos
FORMAÇÃO: formado em administração e pós-graduado em engenharia ambiental
p>Colisões entre aeronaves e pássaros são responsáveis por mais de 90% dos incidentes na aviação — e podem resultar em acidentes graves. Como diminuir esse risco? Este é um trabalho para os falcoeiros! Eles treinam aves de rapina para caçar pássaros que se chocam com os aviões. “A atividade surgiu na China há 4.000 anos, para subsistência. Hoje, é usada para controle de espécies e até para terapia com crianças”, conta Gustavo Mendes de Carvalho, gerente de controle de fauna da Biocev, empresa que atua no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. 
Para treinar uma ave de rapina, o primeiro passo é o amansamento: são cerca de 10 dias adestrando o bicho até que ele se torne mais “sociável”. Depois, o falcoeiro ensina a ave a voltar ao seu punho. Por último, ela é apresentada a um boneco que simula outra ave e a prepara para a captura real. Um falcão pode voar atrás da presa por até um quilômetro, e a perseguição pode durar até 15 minutos. No Aeroporto da Pampulha, são utilizados falcões e gaviões, que voam atrás de pombos, quero-queros e urubus. As aves capturadas vivas são analisadas e soltas em áreas determinadas pelo Ibama.
PELO MUNDO
Aeroportos de países como Espanha, Portugal, Itália, Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile também utilizam a falcoaria em seus principais aeroportos. No JFK, em Nova York, por exemplo, a técnica é utilizada há mais de 30 anos. No Brasil, além da Pampulha, os aeroportos de Confins (também em Belo Horizonte), de Vitória e o Galeão, no Rio de Janeiro, também realizam a atividade.
FALTA REGULAMENTAÇÃO
No Brasil, não há regulamentação para a profissão de falcoeiro. Não há escolas nem cursos. Mas, se você quiser se tornar um, pode estudar os livros e vídeos especializados em falcoaria, como o do inglês Nick Fox, um dos mais utilizados do mundo. “Nos EUA, por exemplo, o interessado deve primeiramente acompanhar um falcoeiro ‘mestre’ durante dois anos”, conta Diniz.
DE SEGUNDA A SEGUNDA
O controle de fauna em aeroporto acontece de segunda a segunda, do amanhecer até o anoitecer, parando apenas à noite. Os salários variam de acordo com cada edital para contratação. Um auxiliar de falcoaria pode ganhar R$ 1.200 e um biólogo coordenador perto de R$ 5.000.
Vídeos: 
Veja o vídeo