Brasilianas.org discute o crime organizado

Brasilianas.org de hoje (23), às 22h, na TV Brasil, irá debater o crime organizado. O programa vai discutir o funcionamento das organizações criminosas, suas estruturas em países como a Itália, Colômbia e Rússia, bem como a atuação de tais organizações no Brasil. Tanto no tráfico de entorpecentes e de armas, quanto sua infiltração no poder público e também seu braço midiático.
Para debater o assunto, o programa receberá Janice Agostinho Barreto Ascari, da Procuradoria Regional da República; Luiz Alberto Segalla Bevilacqua, promotor do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado de São Paulo); e Carlos Amorim, jornalista e autor do livro "CV PCC", entre outro que abordam o crime organizado.
Clique aqui para enviar sua pergunta ao programa
o o FBI, o crime organizado é definido como qualquer grupo que possua uma estrutura formalizada, semelhante a de uma empresa, que tem como finalidade o lucro através de atividades ilegais. Para o Pennsylvania Crime Commision, órgão de combate à criminalidade do estado norte-americano da Pensilvânia, uma das principais características das organizações criminosas é seu relacionamento e influência nas instituições do Estado. Ainda segundo o FBI, o crime organizado tem um lucro anual de 1 trilhão de dólares.
No exterior, os exemplos clássicos do crime organizado são as máfias italianas, como a Cosa Nostra, da Sicília, e a Camorra, de Nápoles; os cartéis colombianos de drogas e a máfia russa. No Brasil, é possível citar o Primeiro Comando da Capital, o Comando Vermelho, as mílicias formadas por policiais e ex-policiais, e também as máfias do colarinho branco, como é o caso do grupo do bicheiro Carlinhos Cachoeira.
Diversos órgãos são especializados no combate ao crime organizado no Brasil, como a Diretoria de Combate ao Crime Organizado (DCOR), da Polícia Federal; o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Estado de São Paulo; o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), do Ministério da Fazenda, que investiga operações de lavagem,entre outros.