O monopólio bancário no crédito
Enviado por luisnassif, qua, 04/04/2012 - 15:24
Por Alexandre Weber - Santos -SP
Só reclamar dos spreads dos bancos que praticam uma taxa de juros absurda, conforme a Dilma disse é pouco. Se é por falta de idéias de como realmente abaixá-los, aqui vai uma:
De AFP / UOL
Premiê chinês pede fim de monopólio bancário no crédito
PEQUIM, 3 Abr 2012 (AFP) -O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, pediu nesta quarta-feira (horário local) o fim do monopólio bancário no crédito, o que segundo ele tem impedido que empresários tomem emprestado o dinheiro necessário para investir, informou a imprensa estatal.
p>Wen disse que o governo precisa "quebrar o monopólio" para facilitar o fluxo de capital privado para o sistema financeiro, em comentários publicados no site da rádio nacional chinesa.
"Em relação aos custos financeiros, posso dizer, honestamente, que nossos bancos estão lucrando muito facilmente. Por quê? Porque poucos bancos grandes têm uma posição de monopólio", disse durante uma visita ao sudeste da China.
"Só quando recorremos a esses bancos conseguimos obter crédito, se vamos a outros lugares é muito difícil."
"O que podemos fazer agora para facilitar o fluxo de capital privado no sistema financeiro é quebrar esse monopólio."
A China registrou uma explosão de empréstimos irregulares impulsionada por restrições ao crédito, aumentando as preocupações das autoridades sobre o aumento da inadimplência no setor privado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário