O perfil do uso da internet por faixa etária


Por Marco Bócoli
Do IDG Now

Internautas acima dos 60 acessam mais serviços online do que jovens

Da Redação

Quase 80% dos usuários de terceira idade entram em sites de bancos e de notícias, índice que cai para 68% entre os que possuem pouco mais de 18.

Estudo conduzido pela Qualibest mostra que os internautas brasileiros da terceira idade – com mais de 60 anos – acessam mais serviços online, como bancos, sites de notícias e de viagens, do que os jovens com idade entre 18 e 24 anos. Os índices ficaram, respectivamente, em 78% e 68%, de acordo com o instituto.
�ão para esse resultado pode estar no poder econômico das faixas etárias, já que os mais velhos costumam ter mais dinheiro para gastar do que os mais novos, além de serem responsáveis pelas contas da casa. Há também uma questão do universo utilizado para a pesquisa, pois os 318 usuários da terceira idade entrevistados eram das classes A, B ou C, enquanto que os 1184 jovens ouvidos podiam pertencer também à classe D.
Leia mais: Esqueça a Y: Geração C é a mais conectada, afirma Nielsen
Quanto às redes sociais a relação se inverte. Embora uma boa proporção dos mais velhos acesse portais como Facebook e Twitter – pouco mais de 70% - entre os jovens ela sobe para 91%. Algo parecido ocorre com os games: 43% dos usuários da terceira idade os jogam, e em geral optam pelos de cartas e de tabuleiro, enquanto que 65% dos jovens têm o mesmo costume, embora prefiram os de guerra e RPG. Ambos os grupos não têm o hábito de pagar para jogar – apenas 10% disseram gastar com isso.
A conexão à Internet banda larga também alcançou números bem distintos: 93% dos mais velhos têm acesso ao serviço ante 66% dos mais jovens. Estes, porém, passam 4h11 online nos fins de semana, 40 minutos a mais que o outro grupo.
No total o instituto Qualibest entrevistou 3700 pessoas entre as mais de 250 mil cadastradas em sua plataforma. Os questionários foram enviados por e-mail