S&P rebaixa perspectiva de nota argentina

Por Sérgio Troncoso
Pois é Nassif, enquanto empresas e governos pensam no que fazer com a decisão argentina de nacionalizar a YPF, já entram em campo os "empreendedores" do lucro com o suor alheio, forçando situações de "mercado".
Do Terra
Agência rebaixa perspectiva de nota da dívida soberana argentina
A agência de classificação Standard and Poor's (S&P) rebaixou nesta segunda-feira de "estável" à "negativa" a perspectiva da nota da dívida soberana da Argentina que, no entanto, continua mantendo sua classificação "B", no terreno especulativo.
p>"Em nossa opinião, as recentes políticas do governo aumentam os riscos no setor macroeconômico da Argentina, comprimem sua liquidez externa e estorvam as expectativas de crescimento a médio prazo", anunciou a S&P ao justificar a decisão, num comunicado.
Por esses motivos, a agência "revisou a perspectiva da nota da República Argentina de estável à negativa", diz o texto.
A Standard & Poor's refere-se a "políticas adotadas desde as eleições presidenciais de outubro de 2011", que permitiram à reeleição no primeiro turno de Cristina Kirchner. Estas, "incluem as crescentes restrições ao comércio internacional e os passos recentes para nacionalizar a empresa Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPF)", explicou o analista da S&P, Roberto Sifón-Arévalo.
O governo de Cristina Kirchner anunciou na segunda-feira passada a expropriação de 51% das ações da YPF, todas elas provenientes do pacote do grupo espanhol Repsol, ao alegar falta de investimentos necessários no país.
A decisão deixou tensas as relações com a Espanha, que anunciou, por sua vez, uma redução da compra do diesel argentino.