terça-feira, 17 de janeiro de 2012

.UE abre processo administrativo contra Hungria


Enviado por luisnassif, ter, 17/01/2012 - 15:09

Da EFE / Opera Mundi



União Europeia abre processo contra Hungria por reforma legislativa

País é acusado de ameacar independência de seu banco central

A Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, anunciou nesta terça-feira (17/01) a abertura de três procedimentos disciplinares contra a Hungria por causa de uma reforma legislativa que ameaçaria a independência de seu banco central. Para as autoridades europeias, a nova lei fere os príncipios legais do bloco.



O colégio de comissários, reunido em Estrasburgo, tomou a decisão após realizar uma análise legal sobre as mudanças na Constituição húngara, promovidas pelo governo ultranacionalista do primeiro-ministro Viktor Orbán.



p>O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, disse em declarações à imprensa que os procedimentos são dirigidos contra as reformas que ameaçam a independência do Banco Central Húngaro e da autoridade responsável pela proteção de dados.



Além disso, as medidas condenam a decisão do governo húngaro de antecipar a idade obrigatória de aposentadoria dos juízes para 62 anos, o que na prática seria traduzido em um "expurgo" que afetaria mais de 250 magistrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário