segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MG: a censura da marchinha de carnaval 'Lanche do Burguês'


Enviado por luisnassif, seg, 30/01/2012 - 10:26

Por maria utt

De O Tempo



Artistas se unem a internautas contra censura de Burguês



Setor cultural vai reagir se autor da marchinha for processado



Se o advogado do presidente da Câmara de Belo Horizonte, Léo Burguês (PSDB), queria preservar a imagem do cliente ao pedir a retirada do ar da marchinha "Na coxinha da madrasta", a reação acabou sendo contrária. Internautas e artistas da capital se uniram nas redes sociais para não apenas disponibilizar novamente o áudio, como também protestar contra o que chamaram de censura por parte de Burguês.



A marchinha, composta pelo músico Flávio Henrique, foi criada após reportagem publicada por O TEMPO em 16 de janeiro, com a revelação de que Burguês gastou R$ 1.500 por mês, desde 2009, com lanches comprados na mini-mercearia da madrasta.



p>Flávio Henrique afirma que cumpriu a exigência do advogado porque não quer que a composição seja motivo de uma batalha judicial. "O arquivo que eu disponibilizei (na internet) foi retirado, mas eu não tenho controle das reproduções que caíram na rede", acrescentou.



O autor da marchinha conta ainda que recebeu apoio de seus colegas de profissão. "A classe artística de Belo Horizonte está indignada com a censura e já ameaça reagir caso eu seja processado", disse.



O presidente da Cooperativa de Músicos de Minas Gerais, Makely Ka, postou um manifesto em sua página no Facebook. "Quando uma marchinha de Carnaval incomoda os governantes, é sinal de que alguma coisa está acontecendo, prova cabal de que revolveu alguma coisa no sótão escuro das casas de família tradicionais", destacou.



Carnaval. Flávio Henrique explicou que a música foi inscrita no concurso de marchinhas da Banda Mole para o Carnaval da capital. "Vou aguardar o resultado. Se a marchinha for selecionada, terei que analisar com cuidado, junto com meu advogado, o que vamos fazer", disse.



A reportagem tentou entrar em contato com Léo Burguês para um posicionamento sobre a polêmica. Entretanto, não obteve retorno.



Aqui, a letra da música censurada:



Não sei se é ladrão,



Pervertido ou pederasta



Tem gente metendo a mão



Na coxinha da madastra (bis)



Milhares de reais por mês



Pro lanchindo do burguês.



O nosso dinheiro ele gasta



Na cozinha da madrasta



Tira a mão, tira a mão



É hora de dar um basta



A grana da população foi parar na cozinha da madrasta



Agora BH já tem Édipo e Jocasta



Burguês pôs o seu cigarrete na coxinha da madrasta



Milhares de reais por mês pro lanchinho do burguês.



O nosso dinheiro ele gasta na cozinha da madrasta



Tira a mão tira a mão



É a hora de dar um basta



A grana da população foi parar na cozinha da madrasta.











E aqui, a música



http://divshare.com/download/16664463-03c



Nenhum comentário:

Postar um comentário