Enviado por luisnassif, ter, 01/11/2011 - 14:00
Do Opera Mundi
Hoje na História: 1512 - Teto da Capela Sistina é exibido pela primeira vez
A obra gigantesca de Michelangelo Buonarroti é inaugurada em Roma e aberta ao público pela primeira vez em 1º de novembro de 1512. Os críticos e os assistentes postaram-se pasmados diante de tal grandeza. O afresco que decora a abóboda da Capela Sistina mede 40 metros de comprimento e 13 metros de largura. Foi encomendada ao mestre de Florença pelo papa Julio II. O teto da Capela Sistina no Vaticano é uma das mais belas obras do gênio de Michelangelo, o maior dos artistas da Renascença Italiana.
Wikicommons
Visão parcial do teto da Capela Sistina, um dos mais célebres trabalhos de Michelangelo
div>
Michelangelo nasceu na pequena cidade de Caprese em 1475. Filho de um administrador governamental, cresceu em Florença, centro dos primórdios do movimento renascentista, tornou-se aprendiz nas artes plásticas e escultura aos 13 anos. Demonstrando enorme talento, foi trazido aos cuidados de seu mecenas o influente Lorenzo de Médici, chefe da república florentina e grande patrocinador das artes. Depois de demonstrar sua genialidade como escultor em obras como Pietá (1498), por muitos considerada a mais bela e perfeita escultura jamais talhada, e David (1504), foi chamado a Roma em 1508 para pintar a abóboda da Capela Sistina, o lugar mais nobre e consagrado do Museu do Vaticano.
O afresco de teto épico de Michelangelo, que levou anos para ser concluído, está entre suas obras mais memoráveis. No centro de um complexo sistema de decoração estão numerosas figures em nove distintos paineis dedicados à história bíblica do mundo. Sua mais famosa composição é A Criação de Adão, uma pintura em que os braços de Deus e de Adão apontam um para o outro. Michelangelo completou a obra em 1512, tendo trabalhado sobre andaimes e deitado por muito tempo, demonstrando inacreditável domínio sobre espaços, proporções e dimensões.
Wikicommons

Nenhum comentário:
Postar um comentário