Dilma homenageia Lula

Da Folha.com

Após polêmica sobre reunião, Dilma faz homenagem a Lula

KELLY MATOS
DE BRASÍLIA
A presidente Dilma Rousseff aproveitou uma cerimônia oficial nesta quarta-feira (30) para homenagear o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Durante o evento de entrega do Prêmio ODM Brasil, Dilma disse que "as pessoas nos lugares certos e na hora certa mudam processos e transformam a realidade" e disse que queria "de fato, fazer uma homenagem especial ao presidente Lula".
No momento em que Dilma propôs a homenagem, a plateia aplaudiu o ex-presidente de pé e cantou "olé, olá, Lula, Lula".
"Faço esta homenagem pelo desempenho do presidente Lula em se comprometer no Brasil com a questão do desenvolvimento e da oportunidade para os mais pobres", afirmou Dilma.
A presidente destacou o "comprometimento internacional" de Lula na luta pela erradicação da pobreza "nas regiões pobres do planeta".
Dilma finalizou o discurso dizendo que todos os participantes da cerimônia deveriam prestar esse reconhecimento ao ex-presidente.
O ex-presidente Lula está em Brasília e almoçar hoje com a presidente no Palácio da Alvorada.
Nos últimos dias, ele esteve envolvido em uma polêmica com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes.
De acordo com reportagem da revista "Veja", em encontro ocorrido no escritório do ex-ministro Nelson Jobim, Lula teria pedido ao ministro do STF que atrasasse o julgamento do mensalão.
Em troca, o ex-presidente teria prometido "blindar" o ministro na CPI que investiga Carlinhos Cachoeira.
Ontem, declarações de Mendes elevaram o tom de seu confronto com Lula. O ministro afirmou que Lula fomentou intrigas contra ele para constranger o tribunal e tentar "melar" o julgamento previsto para ocorrer neste ano.
Lula divulgou nota dizendo estar "indignado" com as denúncias e as declarações do ministro. O ex-presidente, assim como Jobim, nega a versão de Mendes para o encontro.
PRÊMIO
o prêmio ODM Brasil foi entregue hoje a 20 organizações sociais e prefeituras que contribuíram para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM). Criado em 2004, o prêmio coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o PNUD (Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
A 4ª edição do Prêmio contou com 1.638 trabalhos inscritos. Destes, 51 foram pré-selecionados e visitados por um Comitê Técnico integrado por representantes do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e Enap (da Escola Nacional de Administração Pública). A comissão levou em conta 8 critérios para avaliação dessas entidades.
"A o chegarmos ao final de 2014, todos os brasileiros e brasileiras, idosos crianças, jovens estejam livres da miséria, livres da situação de indignidade", afirmou o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.