Sobre militantes e jornalistas

Autor: 
Ontem fui convidado para um jantar com o candidato do PT à prefeitura Fernando Haddad. Foi um jantar produtivo para entender melhor as ideias do candidato.
Hoje, na Folha, o presidente estadual do PT informa sobre o jantar e alinhava uma série de nomes de blogueiros convidados, passando a impressãode uma convocação.
O episódio é bom para alguns esclarecimentos, que já externei pessoalmente à brava militância dos chamados Bogueiros Progressistas e ao Barão de Itararé.
Na Blogosfera existem os militantes e os jornalistas. São bichos diferentes. Para o militante a informação é uma arma política. Ao jornalista interessa a diversidade e os fatos em si. A noticia tem que estar a serviço do jornalismo.
Em 2010 houve uma aliança das mais relevantes, que resultou no movimento dos chamados Blogueiros Progressistas e na criação do Barão de Itararé. Foi um pacto datado entre jornalistas e militantes visando espanar a ameaça maior para a democracia brasileira, que seria a eleição do Serra.
Acabada a eleição, terminou o pacto. Desde o fim das eleições, não faço parte dos chamados Blogueiros Progressistas nem do Barão. Eles sabem disso. Mas provavelmente não informaram o líder do PT em São Paulo.
No encontro seguinte, deixei clara minha posição: militante faz militância, jornalista faz jornalismo. Levei da campanha lembranças inesquecíveis de luta e solidariedade e muitas amizades consolidadas no fragor da batalha.
Levei também a convicção de que, mesmo sendo fundamentalmente militante, o movimento foi bastante importante para aumentar a diversidade de opinião na Internet. A blogosfera será mais e mais o grande instrumento de mídia quando outros grupos também se organizarem para difundir suas ideias. É dessa diversidade que se produz a democracia.
Não tenho militância política, defendo um conjunto de ideias que se coaduna com as do grupo e um conjunto de ideias divergentes. E, desde os anos 80, abomino qualquer forma de enquadramento político - que é justamente a arma maior da militância -, de patrulhamento.
No Segundo Encontro de Blogueiros, deixei claro minha posição: passado o período, o grande desafio dos blogueiros seria aprender a conviver democraticamente com suas divergências.
Dos Blogueiros Progressistas e do Barão guardo lembranças inesquecíveis e amizades duradouras. E a certeza de que o movimento é suficientemente maduro para caminhar com suas próprias pernas sem a necessidade de se escudar em nomes de não-militantes.