O "chá das cinco" em São Paulo

Por Andre Araujo
O CHÁ DAS CINCO EM SÃO PAULO - Até o final dos anos 40 e mesmo no inicio dos 50 São Paulo ainda tinha salões de chá da tarde, no estilo inglês. O mais fino era o da Confeitaria Vienense, na Rua Barão de Itapetininga, com decoração belle epoque e  musica ao vivo de violinos. Uns150 metros antes havia o chá do Mappin, a famosa loja de departamentos de origem britanica, em São Paulo desde o inicio do século como Mappin & Webb. Outra com chá era a Galaeria Paulista de Modas, na Rua Direita, antiga Casa Alemã de antes da guerra. Mais classe media era a Clipper, em Santa Cecilia.
A tradição inglesa de chá da tarde em grandes lojas de deprtamentos já era bem antiga. A loja Harrods londrina,  tinha um lindo salão de chá com vitrais no teto no ultimo andar da famosa loja . outras department stores de Londres tambem tinham salões de chá mas a Harrods era a mais famosa pela beleza do salão e pela qualidade da frequencia, era e é a loja aonde a Rainha compra suas roupas de baixo, escovas, lenços e luvas.
O habito inglês em São Paulo era realmente uma delicia. No Mappin tambem se celebravam aniversarios de crianças no chá da tarde, as mulheres muito bem vestidas, algumas ainda com luvas. Acompanhava o chá biscoitos, bolos, podia-se pedir sanduiches e tortinhas.
Os salões de loja em São Paulo eram muito bem decorados, com pequenas palmeiras, flores, quadros e a ideia original servia para atrair clientes para as compras que terminavam no salão de chá, aonde era comum se marcar encontros, não só de madames mas tambem de conquistadores com suas potenciais conquistas, o salão era considerado campo neutro, não se serviam bebidas alcoolicas, so ó inocente chá e só funcionavam à tarde, horario familiar.
Os salões entraram em decadencia e acabaram em São Paulo no final dos anos 50, com a grande mudança de sociedade e costumes que marcou a transição do final dos anos 50 para os trepidantes anos 60, quando o padrão anterior à Segunda Guerra que esticou até o final dos anos 50 foi arquivado pelo rock, pela pilula, pela agitação cultural contestadora de Marcuse e das revoltas juvenis
da contracultura, no ambiente da Guerra do Vietnam, da Guerra da Argelia, das guerras de descolonização e das novas formas de artes plasticas, de cinema, de teatro, de literatura.
O mundo dos salões de chá era civilizado demais para os novos tempos tumultuados, deixaram uma lembrança na geração que era criança na decada de 40. Acabaram nas sociedades modernizantes como a brasileira mas se mantiveram na Argentina, na Inglaterra em Nova York e outras paragens
de menor mobilidade social.
http://www.laboratoriodetemas.com/2011/09/confeitaria-vienense.html