A vitamina D contra a esclerose múltipla

Por Marcelo Palma
“Em meados de completar 28 anos de muita vida, senti as primeiras manifestações da esclerose múltipla e, mais ou menos seis meses depois, ao ultrapassar mais de dez internações com pulsoterapias de solumedrol (corticóide) fui diagnosticado com esta doença autoimunitária que afeta a bainha de mielina do sistema nervoso central (cérebro e medula) e pode comprometer diversas funções fisiológicas e motoras.
De fato, uma notícia como esta promove um coquetel de sensações em uma pessoa jovem; se esta estiver na maior parte das estatísticas terá sua qualidade de vida totalmente comprometida pela evolução da doença. Mas, pera ai! A esclerose múltipla tem tratamento sim, os médicos não têm dúvidas: existem vários medicamentos disponíveis no mercado que tratam a doença com eficiência de 30%, ou seja, de cada 100 surtos o paciente continua tendo apenas 70 deles e ganha de brinde uma série de efeitos colaterais (muitas vezes tão penosos quanto a doença). Vale lembrar que apenas um surto de esclerose múltipla pode paralisar os membros de uma pessoa e/ou deficiências visuais.
Este tratamento não é muito animador e ainda pode chegar a custar mais de R$ 10 mil reais por mês, entretanto é para ter calma: o SUS fornece estes medicamentos de alto custo gratuitamente para os portadores.
Sim, o SUS paga! Estima-se que temos em torno de 40 mil portadores de esclerose múltipla no Brasil e com isso o governo gasta aproximadamente R$ 400.000.000,00 (quatrocentos milhões) por mês para distribuir tais remédios. Desta forma podemos até nos sentir amparados por nossos governantes, mas felizes mesmos estão os acionistas destas empresas farmacológicas que têm contratos com o nosso ministério da saúde.
Na contramão desta realidade, existe um tratamento de baixo custo, fácil controle de efeitos colaterais e alta eficiência que trata portadores desta doença e de todas (!) as doenças autoimunitárias, fundamentado na administração de doses mais elevadas de colecalciferol – hormônio também conhecido como vitamina D.
Eu, que já utilizei o tratamento convencional e hoje vivo normalmente com a doença controlada pelo tratamento com vitamina D, milito para que as pessoas tenham acesso a este conhecimento e tenham esperança em ter novamente qualidade de vida.
O vídeo documentário, que pode ser acessado pelo link abaixo tem como objetivo disseminar esta informação que pode tanto promover o tratamento de doenças autoimunitárias, quanto contribuir para economizar dinheiro dos cofres públicos; que poderia ser utilizado para construção de centros de tratamento destas doenças por meio de uma metodologia menos onerosa e mais eficiente.”

Link no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=erAgu1XcY-U
Página do vídeo:
http://vitaminadporumaoutraterapia.wordpress.com/
Reportagem – Folha de São Paulo.
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1096497-terapia-polemica-usa-vitamina-d-em-doses-altas-contra-esclerose-multipla.shtml