Lula, cidadão ilustre do Mercosul

Por Marco Antonio L.
Do O Outro Lado da Notícia
Lula recebe denominação de cidadão ilustre do Mercosul
 AP
As presidentes Cristina Kirchner e Dilma Rousseff seguram uma pintura com o rosto do ex-presidente Lula
O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva foi declarado "cidadão ilustre do Mercosul" durante a cúpula de chefes de Estado realizada em Mendoza, na Argentina, nesta sexta-feira. "Concordamos em reconhecer como cidadão ilustre do Mercosul nosso querido amigo e companheiro Luiz Inácio lula da Silva", anunciou a presidente argentina, Cristina Kirchner, ao término do encontro.
"Um presidente nunca deixa de ser presidente, e, para mim, a figura de Lula está indissoluvelmente unida a de meu companheiro de toda a vida", disse a presidente argentina em referência a se marido, Néstor Kirchner, que morreu em outubro de 2010.
A presidente Dilma Rousseff, que assumiu hoje a presidência temporária do Mercosul, agradeceu "em nome do povo brasileiro" a homenagem a seu antecessor, amigo e companheiro do Partido dos Trabalhadores. A imprensa local chegou a especular nos últimos dias sobre uma possível viagem de Lula a Mendoza, coincidindo com a cúpula do Mercosul.
Cristina, Dilma e o presidente uruguaio, José Mujica, acordaram em Mendoza suspender temporariamente o Paraguai do Mercosul após a destituição do presidente Fernando Lugo e a posse de seu vice, Federico Franco. Além disso, decidiram incorporar a Venezuela como membro de pleno direito.
Com agências