O prêmio internacional do gerente de tecnologia da Unesp
Enviado por luisnassif, qui, 29/03/2012 - 08:59
Da Agência Fapesp
Agência FAPESP – Paulo Carvalho, gerente de Transferência de Tecnologia da Agência Unesp de Inovação (AUIN), da Universidade Estadual Paulista, foi um dos vencedores do concurso da Associação dos Gerentes de Tecnologia das Universidades (AUTM, na sigla em inglês).
A AUTM, sediada em Deerfield, no estado de Illinois (Estados Unidos), promove anualmente o concurso entre gerentes de tecnologia de universidades de todo o mundo. Carvalho foi premiado na categoria “Países em Desenvolvimento”, que inclui profissionais do Brasil, China, Índia e Rússia.
A premiação consistiu na participação, com todas as despesas pagas, no Encontro Anual da AUTM, realizado entre 14 e 17 de março em Anaheim, na Califórnia. O evento é uma das diversas atividades promovidas pela instituição, que também organiza outros eventos e cursos presenciais e virtuais.
“O prêmio é concedido ao candidato que enviar o melhor currículo. Acredito que contemplaram minha candidatura porque minha trajetória profissional agrega a experiência acadêmica como docente e pesquisador à atuação no setor produtivo, na área de inovação”, disse Carvalho àAgência FAPESP.
Formado no Instituto de Química da Unesp, em Araraquara (SP), Carvalho fez mestrado e doutorado na área de produtos naturais. Durante o doutorado, realizado com Bolsa da FAPESP, passou seis meses na Universidade do Arizona, em intercâmbio-sanduíche. Tornou-se professor da Unesp no curso de Farmácia, em Araraquara, e no curso de Engenharia Ambiental, em Rio Claro.
“Depois, passei cinco anos atuando na área de inovação de uma empresa, onde trabalhei desde a proposição e estruturação de novos projetos até a interlocução com clientes para o desenvolvimento dos produtos de forma colaborativa”, contou.
Carvalho participou, em seguida, de um projeto voltado para a avaliação de valoração e comercialização de tecnologias desenvolvido no âmbito do Programa Pronit, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), envolvendo seis instituições de pesquisa além da Unesp.
De acordo com Carvalho, a participação no Encontro Anual da AUTM foi uma excelente oportunidade para verificar o que se tem feito de melhor na área de transferência de tecnologia em todo o mundo. “Havia gente de todas as regiões dos Estados Unidos, da Europa e de outros continentes. Participamos de redes de relacionamentos com os demais participantes, em interação contínua”, disse.
Durante o período do encontro, Carvalho participou também de um curso de marketing focado em tecnologias universitárias, acompanhando palestras e debates voltados para questões como a interação entre universidade e empresa.
“As universidades norte-americanas têm profissionais especializados nessa área de marketing voltado à inovação, que é ainda muito incipiente no Brasil. Além de agregar novos conhecimentos, foi importante participar para ter a chance de trocar experiências e mostrar os processos e dificuldades pelas quais passamos. Foi interessante notar que muitos dos nossos problemas no Brasil também afligem os colegas norte-americanos”, disse.
Gerente de tecnologia da Unesp ganha prêmio internacional
Paulo Carvalho, da Agência Unesp de Inovação, foi um dos vencedores de concurso da Associação dos Gerentes de Tecnologia das Universidades, nos Estados Unidos (foto: AUTM)
Por Fábio de CastroAgência FAPESP – Paulo Carvalho, gerente de Transferência de Tecnologia da Agência Unesp de Inovação (AUIN), da Universidade Estadual Paulista, foi um dos vencedores do concurso da Associação dos Gerentes de Tecnologia das Universidades (AUTM, na sigla em inglês).
A AUTM, sediada em Deerfield, no estado de Illinois (Estados Unidos), promove anualmente o concurso entre gerentes de tecnologia de universidades de todo o mundo. Carvalho foi premiado na categoria “Países em Desenvolvimento”, que inclui profissionais do Brasil, China, Índia e Rússia.
A premiação consistiu na participação, com todas as despesas pagas, no Encontro Anual da AUTM, realizado entre 14 e 17 de março em Anaheim, na Califórnia. O evento é uma das diversas atividades promovidas pela instituição, que também organiza outros eventos e cursos presenciais e virtuais.
“O prêmio é concedido ao candidato que enviar o melhor currículo. Acredito que contemplaram minha candidatura porque minha trajetória profissional agrega a experiência acadêmica como docente e pesquisador à atuação no setor produtivo, na área de inovação”, disse Carvalho àAgência FAPESP.
Formado no Instituto de Química da Unesp, em Araraquara (SP), Carvalho fez mestrado e doutorado na área de produtos naturais. Durante o doutorado, realizado com Bolsa da FAPESP, passou seis meses na Universidade do Arizona, em intercâmbio-sanduíche. Tornou-se professor da Unesp no curso de Farmácia, em Araraquara, e no curso de Engenharia Ambiental, em Rio Claro.
“Depois, passei cinco anos atuando na área de inovação de uma empresa, onde trabalhei desde a proposição e estruturação de novos projetos até a interlocução com clientes para o desenvolvimento dos produtos de forma colaborativa”, contou.
Carvalho participou, em seguida, de um projeto voltado para a avaliação de valoração e comercialização de tecnologias desenvolvido no âmbito do Programa Pronit, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), envolvendo seis instituições de pesquisa além da Unesp.
De acordo com Carvalho, a participação no Encontro Anual da AUTM foi uma excelente oportunidade para verificar o que se tem feito de melhor na área de transferência de tecnologia em todo o mundo. “Havia gente de todas as regiões dos Estados Unidos, da Europa e de outros continentes. Participamos de redes de relacionamentos com os demais participantes, em interação contínua”, disse.
Durante o período do encontro, Carvalho participou também de um curso de marketing focado em tecnologias universitárias, acompanhando palestras e debates voltados para questões como a interação entre universidade e empresa.
“As universidades norte-americanas têm profissionais especializados nessa área de marketing voltado à inovação, que é ainda muito incipiente no Brasil. Além de agregar novos conhecimentos, foi importante participar para ter a chance de trocar experiências e mostrar os processos e dificuldades pelas quais passamos. Foi interessante notar que muitos dos nossos problemas no Brasil também afligem os colegas norte-americanos”, disse.
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