A competitividade do etanol de segunda geração
Enviado por luisnassif, qui, 29/03/2012 - 10:29
Por Roberto São Paulo-SP 2012
Do Fatos e Dados
R$ 300 milhões na produção de etanol de 2ª geração
p>Nesta terça-feira (27/03), o gerente de gestão tecnológica da Petrobras Biocombustível, João Norberto Noschang Neto, participou da 8º edição do Sugar & Ethanol Brazil 2012, em São Paulo. No painel “Supere as Barreiras e Obtenha Custo-Benefício na Produção do Etanol Celulósico” ele explicou como a Companhia investe em pesquisas e busca o pioneirismo na produção de etanol de segunda geração.
Este combustível pode ser fabricado utilizando os resíduos de madeira e milho, bagaço de cana-de-açúcar e palha de trigo e ainda não é produzido comercialmente em nenhum país. Desde 2004, a Petrobras, que é uma entre as 30 empresas no mundo que realizam pesquisas em unidades-piloto, utiliza os resíduos de mamona e, principalmente, de cana-de-açúcar para viabilizar os testes com este tipo de etanol.
Segundo o gerente, a Petrobras pretende investir em desenvolvimento tecnológico R$ 300 milhões até 2015para produzir em escala comercial o etanol de segunda geração. Esta unidade industrial teria a capacidade de fabricar entre 90 e 100 milhões de litros deste tipo de etanol por ano.
Custos
“Atualmente, o custo da produção anunciado de etanol de segunda geração comum é de US$ 0,48 por litro. Se nós considerarmos que o custo de etanol de primeira geração tem hoje no Brasil o custo de US$ 0,57, vamos ver que estes custos anunciados de etanol de segunda geração estão bastante otimistas e serão comprovados quando tivermos unidades comerciais em operação”, afirmou João Norberto, em sua apresentação.
Além do custo, outros benefícios apontados são a diminuição do desmatamento devido ao reaproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar, redução das plantações e possibilidade de aumento em 40% da produção de etanol no país. Dentre os desafios anunciados estão a logística para o deslocamento da matéria-prima e, principalmente, a dificuldade em dar viabilidade comercial aos resultados obtidos em laboratório.
Patrocinado pela Petrobras, o Sugar & Ethanol Brazil 2012 é organizado pela F.O. Licht de Londres, grupo responsável pela realização do “World Ethanol”, em parceria com o IBC Brasil e atrai os principais agentes do setor sucroalcooleiro durante palestras e workshops em três dias de evento
Nenhum comentário:
Postar um comentário