A lista de depoentes na CPI

Por zanuja castelo branco
A oposição não quer investigar nada e muito menos levar a CPMI a sério. Segue a relação das pessoas que a oposição quer convocar para depor, incluíram Waldomiro Diniz, Buratti e até a presidente da Petrobras. Uma verdadeira orgia da oposição.
Do UOL
Parlamentares da CPI do Cachoeira pedem convocação de 70 pessoas, de ministros a microempresário
Maurício Savarese
Até a tarde desta terça-feira (15), pedidos para convocação de até 70 pessoas chegaram aos técnicos da CPI do Cachoeira, que investiga relações entre autoridades e o crime organizado. Os parlamentares sugerem convocações que vão de governadores implicados no esquema, passando pela presidente da Petrobras e desembocando em desconhecidos que tiveram diálogos ocasionais com o pivô do escândalo, hoje preso na capital federal.
Minoria na comissão, os oposicionistas são responsáveis pela maioria das sugestões de convocação. Além de personagens envolvidos nas denúncias de corrupção junto ao bicheiro e empresário Carlinhos Cachoeira, eles também querem ouvir Waldomiro Diniz --ex-assessor especial da Casa Civil cujo envolvimento com o contraventor causou a primeira crise do governo Luiz Inácio Lula da Silva.
Os adversários da presidente Dilma Rousseff também querem ouvir a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, porque a construtora Delta --envolvida no escândalo-- faz obras para a estatal. Eles querem ainda ouvir o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o advogado Rogério Buratti, que se tornou famoso ao patrocinar uma mansão para lobistas em Brasília, frequentada pelo então ministro da Fazenda, Antonio Palocci.

Ex-presidente da República que renunciou em meio a uma onda de corrupção, o senador Fernando Collor (PTB-AL) patrocinou sugestões polêmicas. Quer a convocação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, por não ter arquivado nem enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal) as suspeitas sobre parlamentares colhidas na Operação Vegas, da Polícia Federal.

Collor também pede a convocação de Roberto Civita, dono da Editora Abril, e de Policarpo Júnior, chefe da revista em Brasília. O jornalista tinha Cachoeira como fonte de várias reportagens. O senador acredita que a relação entre os dois era "espúria" e que precisa ser investigada pela CPI.

Aos parlamentares não escapou nem a JBS, empresa que comprou a Delta --construtora que teria Cachoeira como sócio oculto, segundo membros da CPI. Também foi sugerida a convocação do ex-diretor-geral da Polícia Federal Luiz Fernando Corrêa, porque estava à frente da corporação durante a Operação Vegas.

Há também vários pedidos repetidos, entre os quase 200 feitos até esta tarde, para convocação de personagens já conhecidos no escândalo. Exemplos disso são os governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). Ainda aparecem deputados goianos como Carlos Alberto Leréia (PSDB), Rubens Otoni (PT) e Sandes Júnior (PP), entre outros.

Confira abaixo quem os parlamentares desejam convocar para depor na CPI. A presença do nome dessas pessoas não implica culpa no esquema de corrupção nem garante que elas chegarão a se manifestar diante da comissão.

Adriano Aprígio de Souza
Agnelo Queiroz
Alex Sandro Klein Fonseca
Alexandre Lourenço
Aluísio Alves de Souza
Alvaro Ribeiro da Silva
Anderson Aguiar Drummond
André Teixeira Jorge
Andréa Aprígio de Souza
Andressa Mendonça
Antônio Lourenço
Arnaldo Ribeiro Júnior
Benedito Torres
Carlos Alberto Lereia
Carlos Alberto Lima
Carlos Alberto Verdini
Carlos Antônio Nogueira
Carlos Pacheco
Cláudia Sampaio Marques
Cláudio Abreu
Cláudio Monteiro
Deuselino dos Santos
diretores estaduais da Delta
Edemundo Dias
Edgardo Mendonça Guimarães
Edson Coelho dos Santos
Fernando Cavendish
Fernando Hereda
Heraldo Puccini Neto
Jayme Rincon
Joaquim Gomes Thomé Neto
Joaquim Guedes Martins
João Carlos Feitoza
Joesley Batista
José Augusto Quintella
José Eduardo Cardozo
Jovair Arantes
Luiz Antônio Pagot
Luiz Fernando Corrêa
Marcelo Henrique Limírio Gonçalves
Marcelo de Oliveira Lopes
Marcelo Vieira da Silva
Marco Antônio Almeida Ramos
Marco Aurélio Bezerra da Rocha
Marconi Perillo
Maria das Graças Foster
Olavo Noleto
Paulo de Almeida Ramos
Policarpo Júnior
presidentes do grupo JBS
Sandes Júnior
Sebastião de Almeida Ramos Júnior
Sérgio Cabral
Stepan Nercessian
Rafael de Aguiar Barbosa
Raul Alexandre Souza
Roberto Civita
Roberto Coppola
Roberto Gurgel
Rodrigo Moral Dall Agnol
Rogério Buratti
Rogério Diniz
Romênio Machado
Rosalvo Simprini Cruz
Rosely Pantoja da Silva
Rossine Aires Guimarães
Rubens Otoni
Waldomiro Diniz
Walter Paulo Santiago
William Vitorino