O movimento mensal do grupo de Cachoeira

Por zanuja castelo branco

Do iG

Grupo de Cachoeira movimentava R$ 1 milhão por mês, diz delegado a CPI

Matheus Rodrigues, que depõe a portas fechadas na comissão, disse que 30% desse valor era repassado para o bicheiro

O grupo do empresário Carlinhos Cachoeira movimentaria pelo menos R$ 1 milhão por mês com 30 máquinas de caça níquel, dos quais 30% seriam repassados a Cachoeira. A informação foi dita pelo delegado federal Matheus Rodrigues, responsável pela operação da Polícia Federal Monte Carlo, durante seu depoimento nesta quinta-feira à CPI, segundo parlamentares que acompanham a sessão, que foi fechada.
A operação também poderia comprometer novas autoridades ligadas a governos estaduais e municipais, de acordo com integrantes da CPI. No depoimento, o delegado Matheus Rodrigues fez um cronograma detalhado sobre a operação Monte Carlo, que começou em 5 de novembro de 2010.
Durante 11 meses e meio, foram interceptadas e ouvidas 259.949 ligações telefônicas, das quais 16 mil foram julgadas importantes. Entre elas, 3.753 envolveram os chamados "encontros fortuitos" - descobertas de possível envolvimento de pessoas com foro privilegiado, que só podem ser grampeadas e investigadas após autorização dos tribunais superiores.
Também foram analisados mais de 5 mil e-mails. Foram feitas buscas e apreensões em mais de 80 locais. Do material apreendido, 28 malotes ainda precisam ser analisados. A operação já resultou em 81 pessoas indiciadas e 78 denunciadas por corrupção ativa e passiva, peculato, formação de quadrilha, contrabando e falsidade ideológica, segundo integrantes da CPI.
Demóstenes Torres: Relator de CPI diz que vai pedir quebra de sigilo bancário do senador
Entre os denunciados estão seis delegados da polícia civil, um agente da polícia civil do Distrito Federal (DF), um servidor da Justiça de Valparaíso (GO) e um da prefeitura da mesma cidade. A penetração do grupo era tanta que o juiz de Valparaíso não tinha sequer segurança para despachar do fórum em assuntos envolvendo a quadrilha, tendo que fazer seus despachos de casa, devido ao suposto envolvimento de servidores. Depois da fala de Rodrigues, os integrantes da CPI começaram a fazer perguntas. Como há 30 inscritos para perguntas, a sessão não tem previsão para terminar.