O papel da Língua Portuguesa na estruturação do raciocínio

Por MARCIO ALMEIDA
Comentário no post "O nível de aprendizagem da matemática na Educação Básica"
Grande parte das dificuldades matématicas dos alunos deve-se a incapacidade deles compreenderem os enunciados dos problemas ou das atividades propostas em sala de aula, isto porque o nível de aprendizagem de Língua Portuguesa é baixo.
As avaliações, feitas na últimas décadas, apontam que pouco mais de um quarto dos alunos conseguem compreender o que leem.
Vale ressaltar que compreensão não é se dá através do domínio do código linguístico, é consequência do conjunto de informações e conhecimentos acumulados ao longo da vida, ou seja, a compreensão requer um mínimo de referências para que ocorra.
Considerando o volume rasteiro de leitura de livros e periódicos no Brasil é quase impossível esperar que esse quandro de "incompreensão se reverta" tão cedo.
E importante ressaltar que esses dados apontando a precariedade de aprendizado dos alunos são divulgados constantemente, entretanto, nada se faz. Em nenhum momento se discute o modelo de ensino atua, que, claramente, abriu mão do ensino dos conteúdos das disciplinas em nome de um linha ideologizante e delirante. Nos modelo atual o professor não tem com meta garantir o aprendizado de sua disciplina; sua missão é forma o cidadão crítico.
E realmente tem conseguido isso plenamente, pois um cidadão que não sabe fazer conta e pouco compreende o que lê... é um cidadão critico. Em estado critico.