quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Enviado por Míriam Leitão - 1.12.2011

9h59m

BOM DIA BRASIL

Atividade industrial na China cai; Lagarde vem pedir ajuda

As bolsas europeias comemoraram ontem a decisão dos BCs de injetar mais liquidez nos mercados financeiros, tentando apagar o incêndio do rebaixamento dos bancos. Hoje, pela manhã, operavam estáveis.



Mas uma má notícia foi divulgada hoje sobre a economia chinesa, o motor que puxa o mundo. No mês passado, a atividade industrial teve a maior queda em três anos.



Lagarde no Brasil



A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, está no Brasil de pires na mão para pedir ajuda aos países em crise na Europa. Se ajudarmos, seria via FMI, e não diretamente aos governos. Através do Fundo, o Brasil pode aumentar a pressão para que sua participação no FMI cresça. Já que estão pedindo dinheiro para nós, queremos mandar um pouco mais.



Nos anos 80, o Brasil pedia empréstimo ao FMI. Depois, teve o plano Real, a estabilização da economia, o aumento das reservas. Agora, estamos numa situação boa.



Emprestar ao FMI não é ruim, porque esse dinheiro é remunerado, não se trata de doação. Grande parte das nossas reservas são mal remuneradas, porque são aplicadas em títulos do governo americano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário