A perereca transparente da Amazônia em extinção
Enviado por luisnassif, sex, 02/03/2012 - 11:00
Por ROSE
De Info Exame
Perereca transparente está em extinção no Brasil
A perereca transparente, cujo nome é Hyalinobatrachium crurifasciatum, foi descoberta em solo brasileiro, na Amazônia, na cidade de Cotriguaçu, no Mato Grosso. Ela tem três centímetros de comprimento e foi descoberta pelo pesquisador Marcelo Morais, do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).
O problema é que, infelizmente, esse curioso animal, que mal foi descoberto na Amazônia, já corre risco de extinção no nosso país. Isso porque a perereca transparente vive em florestas nativas, às margens de pequenos igarapés, tipo de curso d’água muito comum na Amazônia e constantemente desmatado de forma ilegal para fins agropecuários.
Com isso, a perereca transparente, bem como outros tantos anfíbios habitantes desses locais não têm de onde tirar água para sobreviver e se reproduzir. Por isso, vão desaparecendo da natureza. Outro fator responsável pelo desaparecimento de várias espécies é o aquecimento global. O efeito estufa atinge diretamente os anfíbios.
Para conter ações que podem levar várias espécies de anfíbios à extinção, Morais faz palestras em workshops e seminários de Educação Ambiental, em que fala sobre a biologia desses animais tão fundamentais no equilíbrio da natureza e explica os motivos da importância dos anfíbios.
Morais também destaca que um grande passo na educação ambiental deve ser tomado. Existe preconceito de muitas pessoas ao se depararem com algumas espécies de anfíbio. Por isso, ele alerta que, apesar de algumas pessoas acharem os sapos nojentos, eles colaboram no controle de pragas. Por isso, devem ser preservados.
Crédito da imagem: PEA
Nenhum comentário:
Postar um comentário