Programa 'Viola, Minha Viola' homenageia Inezita Barroso

Da TV Cultura
O Viola, minha viola, da TV Cultura, recomeça sua temporada de programas inéditos com festa neste domingo (4). E a homenageada é Inezita Barroso, que completa 87 anos de vida. A cantora e folclorista comanda o mais antigo programa musical com transmissão ininterrupta da televisão brasileira. Os seus convidados neste programa são: o cantor Jair Rodrigues, a dupla Ataíde e Alexandre e a dupla Lucylla e Lucyana, além da participação surpresa de sua família, que foi ao palco para lhe dar os parabéns.

“Tudo nesse programa foi uma grata surpresa. Os convidados trouxeram um belo repertório e não acreditei quando vi todos da minha família aqui. Não desconfiei de nada”, comenta Inezita. Ela mesma abre esta edição com a canção “Mestiça”, uma de suas preferidas no repertório popular. Lançada em 1954, a letra é de autoria de Gonçalves Crespo e conta a história de amor envolvendo uma mulata e seu feitor.

A dupla Ataíde e Alexandre tem origem humilde e conquistou o sucesso na música caipira. Nesta edição, Alexandre conta que começou trabalhando na roça de algodão, onde se aproximou do som da viola. Com o irmão, já gravou mais de 15 discos. Em 2012, completam 30 anos de carreira. No programa, eles cantam o sucesso “Laço Aberto”, “Mãe Aparecida” e uma canção composta e dedicada ao próprio programa Viola, minha viola.

Os votos de parabéns à Inezita são feitos por Ataíde. “Que Deus ilumine sempre a Inezita para que lhe dê forças para continuar a defender a bandeira da música raiz”, afirma.

A segunda dupla convidada é um novo sucesso para o público. As irmãs Lucylla e Lucyana são paulistanas, mas a família e a adolescência em Minas Gerais e Goiás lhes deram de presente o repertório caipira. A dupla tem quase 10 anos de carreira e a própria Inezita Barroso destaca a qualidade das meninas. “As vozes e as músicas delas são sensacionais”, diz.

Neste programa, Lucylla e Lucyana trazem três sucessos consagrados: “Gente da Minha Terra” – joia lançada por Belmonte e Amaraí –, “Estranho Retrato” – clássico de Sulino e Marrueiro – e “Terra Querida” – famosa canção de Durval e Davi. “É uma honra estar no Viola. Por nós, a moda de viola estará sempre viva. Somos fãs incondicionais da Inezita. E que Deus sempre lhe dê saúde e sucesso”, diz Lucyana.

Por fim, Inezita recebe o cantor Jair Rodrigues. Após interpretar “Disparada”, “Tristeza do Jeca” e “Cidade Grande”, Jair refez um dueto com Inezita na música “Velho Pilão”, gravada pelos dois no começo dos anos 90. Também coube a Jair Rodrigues o convite para a surpresa a Inezita Barroso. Ao final do programa, ele anuncia a presença dos parentes de Inezita para o palco ao som do “Parabéns a você”.

Os familiares presentes foram: a filha Marta, o sobrinho Marcelo, as netas Paula e Cristina, além dos bisnetos Fernando, Felipe, Luana e Manoela.

_______________

VIOLA, MINHA VIOLA

Exibição: Domingo, 4 de março de 2012, às 9h
Reprise: Sábado, 10 de março de 2012, às 20h
______________

FICHA TÉCNICA

Direção: Nico Prado
Pauta e roteiro: Aloisio Milani
Produção executiva: Sheila Budney
Produção musical: Fernando Abdo
Assistente de produção: Bruno Longui