As representações contra Protógenes e João Bacelar
Enviado por luisnassif, sex, 04/05/2012 - 11:45
Por alfeu
Conselho de Ética discutirá representações contra Protógenes e João Bacelar
Leonardo Prado
O deputado João Carlos Bacelar é acusado de nepotismo.
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar se reúne na próxima quarta-feira (9) para discutir a instauração de duas representações e consequentes processos disciplinares por possível quebra do decoro parlamentar. A reunião está prevista para ter início às 14h30, no Plenário 7.
A primeira representação (11/2012), feita pela Mesa Diretorada Câmara a partir de denúncia do líder do Psol, deputado Chico Alencar (RJ), acusa o deputado João Carlos Bacelar (PR-BA) de nepotismo. A segunda representação (12/2012), proposta pelo PSDB, acusa o deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP) de envolvimento com o esquema do contraventor Carlos Cachoeira.
Nos dois casos, o presidente do Conselho, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), fará o sorteio de listas tríplices entre osintegrantes do colegiado para a posterior designação do relator de cada processo disciplinar.
Suspensão de mandato
Em relação ao deputado João Carlos Bacelar, já existe parecer da Corregedoria Parlamentar pedindo a suspensão temporária do mandato, que pode ser de até seis meses.
Beto Oliveira
O Delegado Protógenes é acusado de envolvimento com o contraventor Carlos Cachoeira.
Já no caso do Delegado Protógenes, será elaborado um parecer preliminar para saber se o Conselho aprova a admissibilidade dos indícios de quebra de decoro parlamentar.
A reunião servirá também para apresentar a proposta de alteração do Regulamento do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, adaptando-o às mudanças feitas no Código de Ética e Decoro Parlamentar, aprovadas no ano passado.
Durante a reunião, também será inaugurado o Espaço Deputado Ricardo Izar – nome atribuído à sala onde funciona o colegiado. Ricardo Izar faleceu em maio de 2008, quando exercia mandato como deputado federal e era presidente do Conselho.
* Matéria atualizada às 17h06.
Nenhum comentário:
Postar um comentário