terça-feira, 29 de novembro de 2011




.Polícia Comunitária fará segurança de aldeia em MS


Enviado por luisnassif, ter, 29/11/2011 - 13:00

Do G1

Polícia Comunitária fará segurança em aldeia indígena em MS

Policiais federais e da Força Nacional estão nas aldeias de Dourados.

Desafio é fazer com que índices de criminalidade fiquem sob controle.

Do Globo Rural







Uma comissão composta por representantes de vários ministérios esteve nas aldeias indígenas de Dourados, em Mato Grosso do Sul, para tratar da questão da falta de segurança. Na região vivem cerca de 13 mil índios das etnias guarani, caiuá e terena. O aumento da criminalidade preocupa.



Policiais federais e da Força Nacional devem permanecer nas aldeias de Dourados até o início do próximo ano. A operação continua até que a Polícia Comunitária seja implantada.



“Já foi assinado o termo de compromisso onde a divisão de responsabilidades, dada a urgência disso, seja implementada e quem sabe por volta de março a gente já possa ter esse policiamento funcionando”, diz Paulo Maldos, secretário da Presidência da República.



Para a implantação da Polícia Comunitária Indígena um plano de trabalho começou a ser elaborado na semana passada em Brasília pelo Ministério da Justiça. Em junho deste ano, a Polícia Federal montou uma delegacia móvel na reserva indígena para tentar por fim à violência entre os índios. A média era de dois homicídios por semana. O policiamento foi feito por quatro meses. Em outubro, uma nova portaria do Ministério da Justiça determinou que os policiais continuassem nas aldeias de guarapiru e bororó.



O desafio das autoridades é fazer com que os índices de criminalidade fiquem sob controle numa população de quase 13 mil índios.



A Polícia Comunitária irá reunir integrantes das polícias Militar, Federal e Civil, da Guarda Municipal e também contar com a participação dos índios.






Nenhum comentário:

Postar um comentário