domingo, 18 de dezembro de 2011

.Fundador da Wikipedia ameaça paralisar serviços


Enviado por luisnassif, dom, 18/12/2011 - 10:33

Por wilson yoshio.blogspot

do tecmundo.com.br



Greve! Fundador da Wikipedia ameaça paralisar o site em repúdio ao governo dos EUAManobra serviria para pressionar o governo norte-americano a não aprovar nova lei de combate à pirataria de conteúdo online.



•Por Thiago Szymanski

•13 de Dezembro de 2011







O Ato Contra a Pirataria Online, que está em votação no congresso norte-americano, dará às forças judiciais dos Estados Unidos poderes extras contra páginas que sejam culpadas por quebrar direitos de reprodução de conteúdo.





Tal lei será um grande problema para sites que vivem exclusivamente de material gerado pelos seus usuários, como é o caso da Wikipedia. Jimmy Wales, um dos fundadores do site, escreveu em seu blog particular que “uma greve mundial, ao menos da versão em inglês da página, colocaria o máximo de pressão no congresso dos Estados Unidos”.



Ele usa como exemplo algo que ocorreu com a Wikipedia italiana alguns meses atrás. O site saiu do ar intencionalmente para protestar contra uma lei que tornaria crime a divulgação de resultados de grampos telefônicos feitos pela polícia. “O parlamento italiano recuou imediatamente”, Wales disse.



Outras marcas famosas da internet , como o Facebook, Twitter e o LinkedIn escreveram uma carta aberta aos políticos do senado para deixar claro que, se aprovada, esta lei se tornaria um grave risco ao crescimento do conteúdo online disponível.



Saiba mais:



•Wikipedia inicia votação para ocultar imagens baseando-se em preferências do usuário

•Wikipedia quer ampliar participação no Brasil e estuda colaboração com o governo

•Como salvar artigos da Wikipédia em PDF

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/wikipedia/16549-greve-fundador-da-wikipedia-ameaca-paralisar-o-site-em-repudio-ao-governo-dos-eua.htm#ixzz1grnV5vBa



Nenhum comentário:

Postar um comentário