terça-feira, 20 de dezembro de 2011

.As imagens chocantes da repressão no Cairo


Enviado por luisnassif, ter, 20/12/2011 - 12:10

Por Reginaldo Gomes

Do Terra



Mulher pisoteada por soldados marca volta do terror ao Cairo



FOTO: Momento em que um soldado pisa no peito da manifestante: imagem símbolo da volta do terror à praça Tahrir



Terra



Uma foto de uma manifestante egípcia sendo agredida pelas forças policiais se tornou um símbolo da volta do terror às ruas do Cairo. A imagem mostra a mulher sendo chutada e pisoteada após ser agredida por soldados durante os distúrbios de ontem, o segundo dia de confrontos desde o reinício das revoltas na praça Tahrir, ganhando grande repercussão na internet. Ao menos 10 pessoas morreram nos últimos três dias na capital egípcia.



As cenas são chocantes. Os homens batem covardemente. Um deles pisa com força no peito da manifestante. E, como destaca a versão online da The Atlantic Magazine, há algo especialmente bárbaro em relação a essa imagem no mundo árabe: nesses países, o tabu da violência contra mulheres desarmadas é muito forte. Apesar disso, a cena de três soldados batendo em uma mulher indefesa com golpes de cassetetes, socos e até as botas ainda não é a parte mais provocativa. O fato de esses homens terem puxado a sua vestimenta até acima de sua cabeça, expondo o abdômen e peito é, no Egito, uma profunda humilhação sexual.



E há certa horrível ironia sobre o uso da vestimenta, a "abaya", um símbolo de modéstia e piedade, para cobrir-lhe o rosto e arrastá-la pela rua. Mesmo que talvez não tenha sido intencional, isso não deixará de ser notado pelos olhos dos egípcios. O vídeo (http://bit.ly/t2Z8AE) e as fotos que mostram a agressão à manifestante foram amplamente divulgados em sites como o Facebook e o Twitter. Entretanto, não há informações confirmadas sobre o que aconteceu com a mulher - a gravação disponível na web corta após o momento em que um dos soldados que espancavam a vítima cobre o corpo dela com o véu.



by elfares boda.mov



Via Cappacete



Atenção: O vídeo "انتهاكات المجلس العسكرى by elfares boda.mov" contém imagens fortes.





Vídeos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário