domingo, 18 de dezembro de 2011

.O grande Sérgio Britto


Enviado por luisnassif, dom, 18/12/2011 - 06:54

Por raquel_

Morre no Rio, aos 88 anos, o ator Sérgio Britto



;



Por: Redação da Rede Brasil Atual



Publicado em 17/12/2011, 14:05



Última atualização às 19:10



São Paulo - Morreu na manhã deste sábado (17), no Rio de Janeiro, o ator e diretor Sérgio Britto aos 88 anos. Ele estava internado há um mês no Hospital Copa D'Or por causa de problemas cardiorrespiratórios. Seu corpo será velado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, e o enterrado neste domingo (18), no Cemitério São Francisco Xavier, às 11h.



Britto foi uma personalidades importantes na história do teatro brasileiro. Ultimamente, apresentava na TV Brasil o programa Arte com Sérgio Britto. Ele foi criador, diretor e ator do Grande Teatro Tupi, levado ao ar por mais de dez anos na extinta TV Tupi.



Foi responsável também pela direção de Ilusões Perdidas, primeira telenovela produzida e exibida pela TV Globo. Sua grande consagração foi com o teatro, dedicação que lhe recebeu diversos prêmios. Em 2010, lançou a autobiografia O Teatro e Eu.



Britto foi um dos fundadores do Teatro dos Sete, em 1959, ao lado de Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi e Gianni Ratto, grupo que lançou obras consagradas e polêmicas como O Mambembe, de Artur Azevedo, e O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues.



Em 1978, construiu o Teatro dos Quatro, na Gávea, zona sul do Rio, cuja primeira peça foi Os Veranistas de Górki, dirigida por ele, com cenário de Hélio Eichbauer e atuação de Ítalo Rossi, Luís de Lima, Renata Sorrah, entre outros consagrados artistas da época. Lá, montou e apresentou dezenas de peças antes de vendê-lo em 2007. Hoje, o local continua sendo um dos maiores centros de produção teatral do país.



Em nota, a presidenta Dilma Rousseff disse que a morte do ator Sérgio Britto é uma perda enorme para a vida cultural brasileira.

Na mensagem, a presidenta lembrou que Sérgio Britto destacou-se, ao longo de mais de seis décadas, como um dos mais consagrados atores e diretores do teatro brasileiro. "Encarnou personagens inesquecíveis no teatro e na televisão. Na nossa TV Brasil, apresentou um programa sobre a arte da representação", acrescentou.

"Neste momento de perda para todos nós, brasileiros, quero me solidarizar com os parentes, amigos, companheiros de profissão e admiradores de Sérgio Britto", disse



A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) divulgou nota em que lamenta a morte do ator, apresentador e dramaturgo Sérgio Britto. "A morte na manhã deste sábado causou grande consternação”, diz o texto. O presidente da EBC, Nelson Breve, toda a direção da empresa e funcionários expressaram solidariedade e votos de profundo pesar a toda a família do ator.



"O Brasil perde um de seus mais extraordinários atores. A EBC e a TV Brasil se entristecem com a perda de seu mais ilustre apresentador, de um programa que tão perfeitamente representa a importância da comunicação pública em nosso país”, informa a nota.



Com informações da Agência Brasil















http://www.redebrasilatual.com.br/temas/entretenimento/2011/12/morre-no-rio-aos-88-anos-o-ator-sergio-britto



Nenhum comentário:

Postar um comentário