O XXIX Encontro Nacional dos Juízes Federais
Enviado por luisnassif, sex, 07/12/2012 - 14:25
Da Ajufe
XXIX Encontro Nacional inicia dia 6 no Rio de Janeiro
A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) realiza, de 6 a 8 de dezembro, no Rio de Janeiro, o seu XXIX Encontro Nacional, evento que busca uma reflexão sobre as atividades da Justiça Federal. Entre autoridades com presença confirmada destacam-se os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux e Dias Toffoli e o corregedor da Justiça Federal, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio Noronha. O tema central deste ano será: "Ajufe 40 anos: Justiça Federal e Desenvolvimento".
Outro objetivo do evento é promover a integração entre a magistratura federal, outras carreiras jurídicas e a sociedade civil. No painel “Judiciário e comunicação”, participam os jornalistas Eugênio Bucci (ECA-USP), Felipe Seligman (Folha de S.Paulo) e Luis Nassif. Também participam dos painéis o conselheiro do CNJ José Lúcio Munhoz, a desembargadora federal e presidente do TRF da 2ª Região, Maria Helena Cisne, e o pesquisador do IPEA Danilo de Castro Cerqueira.
O evento representa uma grande oportunidade para que sejam avaliadas a estrutura e a organização do Poder Judiciário federal, suas atribuições e os principais projetos a serem implementados, como, por exemplo, as medidas de promoção da qualidade e celeridade na prestação jurisdicional.
Destaca-se, ainda, o debate sobre questões jurídicas e sociais relevantes, especialmente no que se refere ao papel da entidade como agente promotora de programas de inclusão social. Desses debates serão retiradas conclusões a serem apresentadas às instâncias administrativas e políticas competentes, como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho da Justiça Federal (CJF).
Realizado anualmente, o Encontro Nacional reveste-se de importância científico-cultural ao congregar magistrados federais de todo o país, além de significativas autoridades do Poder Judiciário, professores e pesquisadores do universo jurídico. Este ano o evento será realizado no Rio de Janeiro, no Hotel Windsor Barra.
O evento representa uma grande oportunidade para que sejam avaliadas a estrutura e a organização do Poder Judiciário federal, suas atribuições e os principais projetos a serem implementados, como, por exemplo, as medidas de promoção da qualidade e celeridade na prestação jurisdicional.
A cerimônia de abertura será às 20h de quinta-feira (6). Na sexta-feira, às 9h, haverá o painel “Judiciário e desenvolvimento: perspectivas econômicas e sociais”, com a participação do ministro do STF Luiz Fux e de Daniel de Castro Ricardo Cerqueira, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Às 10h45, será realizado o painel “Judiciário: Dilemas atuais e Desafios”, com a presença do ministro do STF Dias Toffoli e do ministro do STJ João Otávio Noronha, corregedor da Justiça Federal.
Na parte da tarde, a partir das 14h, haverá o painel “Judiciário e comunicação”, coordenado pelo diretor de Comunicação da Ajufe, juiz federal Décio Gimenez, e com a participação do professor da USP Eugênio Bucci; do jornalista Felipe Seligman, da Folha de S.Paulo; e do jornalista Luís Nassif.
Programação do XXIX Encontro Nacional dos Juízes Federais do Brasil
Ajufe 40 anos: Justiça Federal e Desenvolvimento
Dia 6 de dezembro
20h00 Cerimônia de abertura
Dia 7 de dezembro
08h30 Credenciamento
09h00 Painel I – Judiciário e desenvolvimento: Perspectivas econômicas e sociais.
Coordenador: Desembargadora Federal Maria Helena Cisne (Pres. TRF-2ª Região)
Painelistas: Ministro Luiz Fux (STF)
Daniel de Castro Ricardo Cerqueira (IPEA)
10h30 Coffee break
10h45 Painel II – Judiciário: Dilemas atuais e desafios.
Coordenador: Conselheiro José Lúcio Munhoz (CNJ)
Painelistas: Ministro José Antonio Dias Toffoli (STF)
Ministro João Otávio de Noronha (STJ)
Juiz Federal José Carlos da Silva Garcia (SJ/RJ)
14h00 Painel III – Judiciário e comunicação.
Coordenador: Décio Gimenez (Diretor de Comunicação da Ajufe)
Painelistas: Eugênio Bucci (ECA/USP)
Felipe Seligman (Folha de S. Paulo)
Luís Nassif (Agência Dinheiro Vivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário