quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Siga no Twitter
O cavalo de bronze do templo de Suwa, Nagasaki
Enviado por luisnassif, qua, 05/12/2012 - 16:00
Autor:  alfeu
 
                    
 Por determinação do Xogum Ieyasu Tokugawa, foi inaugurado em 1614 o Templo de Suwa, em Nagasaki, com a finalidade conter o avanço do Cristianismo, que ocorria no sul do Japão, onde os prédios religiosos budistas e xintoístas eram colocados abaixo pelos cristãos locais.
A urgência em reverter essa situação fez com que apenas um pequeno prédio fosse inaugurado, estabelecendo assim um marco, e que iria resultar mais tarde, no processo de isolamento do Japão, com a expulsão de portugueses, espanhois e ingleses, mantendo a Holanda e a vizinha China relações comerciais; e internamente a reconversão compulsória dos cristãos japoneses ao budismo e no xintoísmo.
A abertura do Japão para o mundo(Ocidente), foi feita a partir da invasão da esquadra americana comandada por Matthew Calbraith Perry em 1854. Como em toda intervenção ,historicamente, o invasor carrega o seu troféu; e com Perry não seria diferente, levando para casa, o sino do Templo de Gokoku. Mas muitas vezes o desaparecimento de relíquias não se deu desssa forma.
                                                                         
                                                   Réplica do sino do Templo de Gokoku; o original foi devolvido em 1987
Com o fim da 2ª Grande Guerra, os países nela envolvidos tiveram que se reconstruir, pois o que restou eram apenas escombros, e ainda os serviços públicos estavam completamente deteriorados. Além disso, objetos de valor histórico haviam sido ou destruídos ou mesmo saqueados e que mais tarde muitos desses foram resgatados e devolvidos para os países de origem. Por outro lado, muitos não foram sequer encontrados como foi o caso do Cavalo de Bronze do Templo de Suwa, em Nagasaki.
O Cavalo de Bronze era uma escultura de aproximadamente 1,80 metros e que foi doada pela empresa Nagasaki Iron Foundry em 1870, (depois se tornaria na Mitsubishi Nagasaki Shipyard) como parte da comemoração da fundação da empresa; em 1928 a escultura é deslocada para junto da entrada do Templo de Suwa, cuja imagem está bem documentada nos cartões-postais da época. A dificuldade de se encontrar o Cavalo de Bronze após a guerra, fez com que os japoneses começassem a desconfiar dos americanos, que ao vencer o conflito, entraram no Japão. Todavia, com o passar do tempo, a estátua ainda não havia sido encontrada, então as desconfianças começam a se direcionar para dentro do próprio Japão; ficaram perplexos e desconcertantes com o que descobriram que além do Cavalo de Bronze, outras peças incluindo sinos, foram derretidas com afinalidade de se produzir material bélico para as forças armadas japonesas.                                           

Fontes:http://oldphoto.lb.nagasaki-u.ac.jp/en/target.php?id=649
              http://oldphoto.lb.nagasaki-u.ac.jp/en/target.php?id=3310
           http://www.triposo.com/poi/Suwa_Shrine_28Nagasaki29
           http://en.wikipedia.org/wiki/Matthew_C._Per

Nenhum comentário:

Postar um comentário