sábado, 24 de setembro de 2011

O necrológio (Por Luiz Fernando Verissimo)


Decepções do ano - Eles eram astros indiscutíveis. Brilhavam. As pessoas os apontavam na rua. “É aquele, é aquele”. Ninguém imaginava que, de uma hora para outra, isto fosse mudar. Mas em 2006, aconteceu. Ainda brilham, mas tudo mudou para eles. Ronaldinho Gaúcho, depois da Copa do Mundo e da final do mundial de clubes, e Plutão depois de ser rebaixado de planeta a meteoro, decididamente, não são mais o que eram.







Testa de ferro do ano - Zidane.







Da série ‘Vá entender” 1 - Geraldo Alckmin teve menos votos no segundo turno das eleições presidenciais do que teve no primeiro.







Herói improvável do ano - Adriano Gabiru.







Encontros depois da morte menos imagináveis do ano - Pinochet, Braguinha e James Brown.







Morte mais sem graça do ano - Bussunda.







Retrato de uma época - Um avião em vôo internacional teve que fazer um pouso de emergência depois de uma confusão a bordo causada pelo fato de uma passageira ter dado um pum e depois acendido um fósforo.







Da série “Vá entender” 2 - As mãos nos bolsos do Parreira.







Troféu “Fora isso, como é que estava a água?” do ano - Daniela Cicarelli.







Hugo Chavez do ano - Evo Morales.







Troféu “Tchau, tchau bambino” do ano - Silvio Berlusconi.







Não vão culpar os controladores! - A queda do Palocci.







Pior nova dupla sertaneja do ano - Lula e Delfim Netto.







Guloso do ano - O espião russo que comeu o que lhe serviram num restaurante de Londres apesar de o prato vir zunindo e emitindo um clarão arroxeado, e ainda passou o pão no molho.







Aderir, já - Frau Merkel governa a Alemanha. Segolene Royal será a candidata do Partido Socialista nas próximas eleições francesas, com boas chances de ganhar. Hillary Clinton pode ser a candidata do Partido Democrata à sucessão de Bush, também com boas chances. Michelle Bachelet tomou posse no Chile, Ellen Gracie Northfleet comanda o Supremo brasileiro e há pouco Yeda Crusius foi eleita governadora do Rio Grande do Sul, onde tradicionalmente as prendas rodam a saia enquanto os homens dançam, pulam e fazem história. Em breve só restará aos homens irem para as montanhas - ou aderirem.







Último alerta do ano - O próximo termina em 007. Vem com licença para matar!







(A partir de hoje, e sempre duas vezes por semana, este blog passará a publicar as crônicas do escritor Luiz Fernando Verissimo publicadas no jornal O Globo. Leia mais aqui sobre Veríssimo.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário