Kurt Wüthrich, Nobel de Química, é apresentado na UFRJ

Por Vinicius Carioca
Do CNPq
Nobel trazido pelo Ciência sem Fronteiras é apresentado pela UFRJ
 
Nesta quinta-feira (26) foi apresentado oficialmente o novo pesquisador visitante especial do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biologia Estrutural e Bioimagem (Inbeb/UFRJ). Trata-se do suíço Kurt Wüthrich, ganhador do Prêmio Nobel de Química de 2002.

O cientista, um dos maiores especialistas na área de ressonância magnética de proteínas, vai colaborar com pesquisas do Programa Ciência sem Fronteiras, que tem como objetivo promover e internacionalização e o intercâmbio de profissionais com conhecimento em ciência e tecnologia, da inovação. 
 
....

Durante a cerimônia, no auditório do Centro de Ciência da Saúde, da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ), o reitor da instituição, Carlos Levi, falou da honra em receber uma personalidade como Kurt Wüthrich na universidade. "Hoje é um dia especial para a UFRJ. Não é todo dia que temos o prazer de receber um Prêmio Nobel em nossa instituição", comentou Levi. "Estou muito feliz com essa parceria, que irá colaborar com desenvolvimento da ciência. Que sua estadia seja repleta de muita alegria, e que seu conhecimento reflita em novas descobertas e em novas gerações de alunos."

O diretor de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Guilherme Sales Soares, ressaltou a importância da participação do visitante em projetos no Brasil. "É um prazer ter Kurt Wüthrich participando de um projeto tão importante como o Ciência sem Fronteiras, que com certeza vai render muitos frutos para a ciência do nosso país. Parabenizo o reitor Levi pela aquisição e desejo boa sorte a todos", ressaltou Soares, que representou na cerimônia o presidente do CNPq, Glaucius Oliva.

Em poucas palavras, o novo pesquisador e docente resumiu o seu entusiasmo com o novo desafio. "Agradeço a oportunidade de trabalhar em um projeto tão importante e representativo como é o Ciência sem Fronteiras. A todos que estão aqui, eu meu muito obrigado", disse o químico, que também atuará como professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Química Biológica da UFRJ.

No final da cerimônia, o coordenador do Inbeb, Jerson Lima Silva, e Kurt Wüthrich assinaram uma proposta de criação do Núcleo de Biologia Estrutural e Bioimagem. Participaram também da solenidade o secretário de Ciência e Tecnologia do estado, Luiz Edmundo Costa Leite, e representantes de diversos órgãos científicos.
                                                                                      
Texto: André Gonzalez/Ascom do MCTI
Foto: J. Egberto/Ascom do MCTI