As medidas do Banco Central Europeu para salvar o euro

Do Valor
SÃO PAULO - O presidente do grupo de ministros das Finanças da zona do euro (Eurogrupo), Jean-Claude Juncker, disse que os países que partilham a moeda comum, seu fundo de resgate e o Banco Central Europeu (BCE) agirão rapidamente para salvar o euro, de acordo com nota de divulgação de uma entrevista concedida por Juncker, que será publicada amanhã pelo jornal alemão Süeddeutsche Zeitung. “Vamos decidir nos próximos dias quais medidas serão tomadas”, disse Juncker ao jornal.
O presidente do Eurogrupo indicou que o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira e o Banco Central Europeu (BCE) vão comprar títulos da dívida da Espanha para reduzir os rendimentos, depois da reunião de líderes da zona do euro, no fim de junho, que pavimentou o caminho para a compra de títulos soberanos por parte do fundo de resgate.
“Eu não tenho dúvida de que vamos implementar as decisões do último encontro”, afirmou Juncker ao jornal. Suas afirmações parecem ser o primeiro sinal de confirmação oficial de que os líderes da Europa estão de fato desenhando um plano para compra de títulos de dívida da Espanha e da Itália, por meio do BCE e do fundo de resgate.
“Os países do euro chegaram a um ponto em que é necessário deixar claro, a partir de todas as medidas possíveis, que estamos fortemente determinados a garantir a estabilidade financeira da moeda única”, disse Juncker.
(Dow Jones Newswires)
 
imagem de Roberto São Paulo-SP 2012