segunda-feira, 31 de outubro de 2011

China cria supercomputador com componentes próprios


Enviado por luisnassif, seg, 31/10/2011 - 14:37

Por Daniel Miyagi





China desenvolve supercomputador com componentes de fabricação própria

Seg, 31 de Outubro de 2011 11:31 Alexandre Costa Acessos: 41





al de Supercomputadores. Batizado de Sunway Bluelight, o supercomputador é 100% construído com componentes chineses inclusive o processador, o novo processador desenvolvido pelos chineses é chamado de SehnWei SW 1600, que segundo informações seria idêntico aos processadores Intel Core.



O engenheiro responsável pelo supercomputador disse que ele pode processar 1 quadrilhão de cálculos por segundo, que se for comprovado colocará o Sunway Bluelight na lista dos computadores mais rápidos do mundo. O Sunway é equipado com cerca de 8,7 mil processadores RISC de 64 bits, cada um deles com 16 núcleos.



O anúncio causou impacto na indústria e também em alguns governos, não pela velocidade, mas sim pelo fato de toda a arquitetura da máquina ter sido desenvolvido na China.



Analistas dizem que a China já demonstra um domínio da tecnologia e não depende mais de países como Japão e Estados Unidos para construir seus supercomputadores. Ainda de acordo com analistas, a indústria chinesa poderá entrar de cabeça no setor de informática disponibilizando máquinas super potentes, principalmente processadores, e poderá se tornar um grande competidor no mercado que hoje é dominado pela Intel, AMD e Nvidia.



Fonte: Exame









Alexandre Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário