segunda-feira, 31 de outubro de 2011

EUA: funcionárias processam Walmart por discriminação


Enviado por luisnassif, seg, 31/10/2011 - 14:26

Por J. Roberto Militão



NASSIF,



UMA AÇÃO JUDICIAL REPARATÓRIA DE DISCRIMINAÇÕES movida por mulheres, funcionárias, CONTRA O ´WAL-MART´ nos EUA.



Eis um bom exemplo para o que serve a boa doutrina de Ações Afirmativas: a garantia da igualdade de tratamento e de oportunidades no cotidiano atual visando neutralizar, corrigir e reparar práticas discriminatórias correntes, sexista, racista, machista etc. Não tem nenhuma relação com ´reparações histórias´ em razão de práticas hediondas de antigas gerações mas com as discriminações no cotidiano.



Portanto ao contrário do que alegam os defensores de ´cotas raciais´ - um nefasto privilégio baseado em ´raças´- a doutrina do direito que autoriza a adoção de AA não se destina a criar privilégios ou vantagens.



A boa doutrina de AA visa assegurar a IGUALDADE de tratamento e de oportunidades. Assegurar igualdade não é o mesmo que criar privilégios, pois estes violam o princípio da dignidade humana do beneficiário.



abraços,



J. Roberto Militão,

advogado civilista,

ativista contra o racismo e a ´raça estatal´.



WAL-MART



MULHERES: NOVAS AÇÕES DE QUEIRA POR DISCRIMINAÇÕES PROFISSIONAIS CONTRA WAL-MART



Os advogados que representam as mulheres que alegou discriminação por WAL-MART entraram com uma ação judicial alterada quinta-feira estreitando suas reivindicações para as lojas da Califórnia do gigante do varejo. O processo, aberto no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Norte da Califórnia, alega as práticas discriminatórias contra mais de 90.000 mulheres em relação aos salários e promoção de emprego.



A ação está prevista para ser o primeiro de muitos casos contra a varejista discriminados por estado e região.Advogados para a Wal-Mart indicou o terno novo se baseia nas teorias mesmo expressamente rejeitada pelo Supremo Tribunal dos EUA. A nova ação visa salários atrasados para os funcionários do sexo feminino da Wal-Mart na Califórnia entre dezembro de 1998 e, pelo menos, Junho de 2004, bem como exigir pagamento não discriminatória e os critérios de promoções.



Em agosto, um juiz ordenou que um grupo de mulheres que procuram recuperar os danos do Wal-Mart deve apresentar suas ações por 28 de outubro de 2011. Em junho, os EUA Supremo Tribunal decidiu em Dukes v. Wal-Mart que o grupo que entrou com a alegação original não cumprir os requisitos para a certificação de classe.



O caso original foi apresentada em 2001 por mulheres Wal-Mart empregados que sustentou esse resultado do Wal-Mart políticas de âmbito nacional em salários mais baixos para mulheres do que homens em cargos semelhantes e já espera por promoções de gestão do que os homens. Wal-Mart recorreu ao Tribunal Supremo em agosto de 2010 depois que a Corte de Apelação dos EUA para o Nono Circuito manteve a certificação de classe, em abril desse ano. Um painel de três juízes do Nono Circuito originalmente decidiu contra o apelo do Wal-Mart da certificação classe em fevereiro de 2007, em seguida, emitiu um novo parecer em conjunto com a sua decisão em dezembro de 2007. Wal-Mart recorreu para o Nono Circuito, em 2005, argumentando que os seis autores de chumbo não eram típicos ou comuns da classe.



A classe certificada, que em 2001 foi estimado para compor mais de 1,5 milhões de mulheres, inclui todas as mulheres empregadas pela Wal-Mart em todo o país a qualquer momento após 26 de dezembro de 1998. Teria sido a ação maior ação de classe na história dos EUA.

(Publicado por Jurista - 28 de outubro de 2011

http://www.migalhas.com/mostra_noticia.aspx?cod=144285



Compartilhar Select ratingNota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5Nota 1Nota 2Nota 3Nota 4Nota 5. Nenhum voto .

» Luis Nassif Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário