Espanha está pior que Irlanda, diz ex-governador do BC

Por Paulo F.
Do Expresso.pt
Espanha está pior que a Irlanda
A Espanha está numa situação "pior que a de Itália e da Irlanda, um país assistido" pela União Europeia, afirmou hoje o ex-governador do Banco Central de Espanha Miguel Angel Fernández Ordoñez.
A Espanha está numa situação "pior que a de Itália e da Irlanda, um país assistido" pela União Europeia, afirmou hoje o ex-governador do Banco Central de Espanha Miguel Angel Fernández Ordoñez.
Ouvido pela comissão de deputados encarregada de supervisionar a reforma financeira, Ordoñez tentou dissociar-se da crise financeira que o país atravessa, contra as vozes que o acusam de não ter evitado a descapitalização dos bancos espanhóis que obrigou a um resgate e está a pôr em risco a solvabilidade do país."No primeiro semestre deste ano, fomos sancionados com a quebra da confiança em Espanha e no seu sistema financeiro para níveis inimagináveis há sete meses", disse.

"Hoje, estamos não só pior que a Itália, mas também que a Irlanda, um país assistido" pela União Europeia. "O mais grave é a perda de confiança nos grandes bancos" que, no entanto, continuam a ser robustos, disse Ordoñez, apontando como exemplos o Santander e o BBVA.

O ex-governador advertiu que "o governo e toda a sociedade vão enfrentar nos próximos meses situações muito complicadas", que quaisquer "enfrentamentos políticos" e "procura de bodes expiatórios" só vão agravar.
"Muitas coisas foram mal feitas"

"Muitas coisas foram mal feitas e, sobretudo, muitas coisas que deviam ter sido feitas e não foram, sobretudo para resolver o problema bancário", disse Ordoñez, admitindo "erros de controlo".

Fernández Ordoñez foi obrigado a demitir-se depois do resgate público do Bankia, no valor de 23 mil milhões de euros, que precipitou um plano de resgate europeu aos bancos espanhóis de até 100 mil milhões de euros.
Várias queixas foram apresentadas contra o Bankia e os seus dirigentes, incluindo o seu antigo presidente Rodrigo Rato, antigo ministro da Economia e antigo diretor-geral do FMI.