Pesquisa revela baixa credibilidade do legislativo

Por Marco Antonio L.
A CPI do Cachoeira e a credibilidade do Legislativo

Por Leonardo Avritzer, Da Carta Maior

A instalação pelo Congresso Nacional da CPI para investigar os negócios do contraventor Carlinhos Cachoeira com o sistema político e também outros atores privados é bem-vinda e pode significar um papel ativo do Legislativo no processo de combate à corrupção no Brasil. No entanto, dado o histórico das CPIs é interessante tomar alguns cuidados para que, ao final, ela não signifique mais um episódio de desgaste do Legislativo. Nas duas pesquisas sobre corrupção feitas pelo Centro de Referência do Interesse Público da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o CRIP, apareceram dois dados preocupantes em relação ao papel do Congresso Nacional no combate ao problema.

/>
Quando perguntamos aos entrevistados se conheciam as iniciativas de combate à corrupção do Congresso, 61% responderam positivamente. Elas eram mais conhecidas, por exemplo, que as ações do Judiciário e de órgãos de controle como a Controladoria Geral da União (CGU). Mas quando perguntamos sobre a efetividade das ações do Legislativo no combate à corrupção, elas ocupavam o último lugar, atrás da Polícia Federal, Judiciário e da CGU. A percepção da opinião pública sobre as investigações de corrupção do Congresso Nacional é que as CPIs não são efetivas.

Quando nos perguntamos qual é o motivo desta disparidade entre conhecimento das CPIs e a baixa credibilidade da opinião pública quanto à sua efetividade, a resposta que parece expressar melhor esta atitude seria a da parcialidade das CPIs, constituídas pelo Congresso Nacional com base na representação dos partidos na Câmara e no Senado. Até aí nada de errado, na medida em que o princípio da soberania e do voto da maioria constitui o Legislativo e não se poderia esperar que não houvesse maiorias e minorias nas CPIs. No entanto, o problema das CPIs é que, em vez de investigar escândalos relevantes e apresentar relatórios bem fundamentados à opinião pública para propiciar a punição de malfeitos, elas rapidamente se transformam em espaços de disputas de poder entre governo e oposição. O governo quer investigar a oposição e a oposição quer investigar o governo. Além disso, há um insuportável processo de vazamento de informações que, frequentemente, atrapalha as investigações ainda em curso. No final, o Congresso tem a sua credibilidade manchada por estes comportamentos.

Este é o risco da CPI do Cachoeira. O que a opinião pública espera, é que ela utilize os instrumentos da legislação, a convocação, a quebra de sigilo bancário e até mesmo o uso de dados coletados pela Policia Federal, para explicar duas coisas: a influência do crime organizado no Congresso Nacional e a triangulação entre escutas telefônicas, imprensa e tráfico de influência em Brasília. Estes são os dois objetos que se espera sejam apurados em todas a sua extensão pela CPI. É verdade que a grande imprensa já apontou um outro foco para a comissão, a relação específica entre alguns políticos do governo e da oposição e o contraventor Carlinhos Cachoeira. Limitar a CPI a este foco certamente terá consequências bastante deletérias para a reputação do Congresso Nacional.

A primeira delas é despertar um movimento de defesa e ataque entre governo e a oposição no momento em que forem examinadas as situações de políticos como Demóstenes Torres (ex-DEM, agora sem partido), de um lado, e Agnelo Queiroz (PT) de outro. Essa é a falsa polarização que a grande imprensa gostaria que ocorresse. De um lado, essa polarização dará visibilidade à CPI, mas às custas da perda ainda maior de credibilidade do Congresso. De outro lado, há em parte da grande imprensa a tentativa de retirar as relações entre a revista Veja e Carlinhos Cachoeira do foco da CPI. Acho extremamente importante evitarmos a polarização entre governo e oposição para não perdermos o foco da CPI. A verdadeira questão desta comissão de inquérito é como o crime organizado se articula, em especial, quais são os seus tentáculos no Congresso Nacional. Sabemos muito pouco sobre a relação entre o crime organizado e sistema político no Brasil, ainda que seja bastante comentada a informação de que o crime organizado é um dos grandes financiadores de campanhas pelo sistema político. É preciso investigar a veracidade destas informações e tornar o Legislativo menos vulnerável às incursões do crime organizado.

Em segundo lugar, interessa à opinião pública e à democracia no Brasil saber quais eram (ou são) as relações entre a revista semanal Veja e o esquema de escutas ilegais em Brasília. Interessa à opinião pública saber se esse era um lobby, se o lobby era apenas político ou também econômico. Interessa saber se escutas que foram publicadas pelo semanário paulista e que derrubaram administradores públicos que cobravam da construtora Delta revisões em obras mal feitas foram ou não remuneradas pela mesma construtora. E, se foram remuneradas, quem foi pago. A resposta a esta questão irá determinar a maneira como se entenderá a relação entre imprensa, transparência e democracia no Brasil. Se o Legislativo for capaz de responder a essas perguntas com coerência e transparência, ele tem toda a condição de recuperar parte da sua credibilidade e da credibilidade das CPIs.


Nenhum voto
9 comentários
imagem de veras
veras
Que credibilidade pode ter legislativo com um "legislador" como o Demóstenes.
Além de envolvido com o crime organizado, o cara não tem senso do ridículo.
Do Amigos do Presidente Lulasábado, 28 de abril de 2012'Chanceler' Cachoeira mediou para Berlusconi receber Demóstenes na Itália Demóstenes Torres deveria  pedir desculpas "em nome do povo brasileiro", no encontro, pela não extradição de Cesare Battisti.



...Ver mais
 
imagem de Ivan Moraes
Ivan Moraes
O que Demostenes Torres esta fazendo no senado ainda?
SAI DAI AGORA E JA, CANALHA.  E LEVE SEU GILMARZINHO TAMBEM.
...Ver mais
Voto distrital de merda, vai sumindo do Brasil, e leve seus "religiosos" e espioes mediaticos porque o Brasil nao eh casa da sua sogra.
 
imagem de zanuja castelo branco
zanuja castelo branco
Nassif se isso for verdade verdadeira o PSDB IMPLODE.
Do Brasil247
“Vítimas” de arapongas eram os espiões do DF“Vítimas” de arapongas eram os espiões do DFFoto: Edição/247INQUÉRITO REVELA ÍNTIMO RELACIONAMENTO ENTRE O DEPUTADO FERNANDO FRANCISCHINI (PSDB/PR) E O SARGENTO DADÁ; PARLAMENTAR TUCANO, QUE PEDIU A PRISÃO DE AGNELO QUEIROZ, EM RAZÃO DO ESCÂNDALO DA ARAPONGAGEM, PRETENDIA ATÉ TRAZER SEU TÍTULO DE ELEITOR PARA O DF, ONDE CONCORRERIA AO BURITI
30 de Abril de 2012 às 13:04
247 – Não faltará assunto para a CPI da Arapongagem, instalada no Distrito Federal, para investigar um suposto Watergate que teria sido montado no Palácio do Buriti, por aliados do governador Agnelo Queiroz, para investigar políticos, empresários e jornalistas.
Na noite deste domingo,
...Ver mais
 
imagem de wannabe
wannabe
Se o Legislativo está desgastado, não é culpa de ninguém a não ser dele mesmo. Temos um Congresso extremamente improdutivo, corrupto e chantageador dos outros poderes, em especial do Executivo. Depois ficam brabinhos quando o Judiciário inova no sistema. Está errado? Claro que está, mas olhe pelo lado do cidadão, que não consegue exercer seus direitos por causa de um bando em Brasília que fica discutindo futilidades.
Acho que podemos pensar seriamente em um projeto de democracia direta a longo prazo. O único motivo pelo qual foi feito um Poder Legislativo foi a inviabilidade de os cidadãos votarem diretamente, uma vez que estes moram longe do centro político. Contudo, pensemos em um horizonte de 50 anos. Como será a tecnologia até lá? Não daria para usarmos isso em prol de uma
...Ver mais
O fantasioso não é uma alternativa ao racional, pois baseia-se no delírio de uns e na ingenuidade de muitos.
 
imagem de Alan Souza
Alan Souza
Essa pesquisa me surpreendeu ao mostrar que o Legislativo ainda tem baixa credibilidade. Há uns dez anos que pra mim ele tem credibilidade zero!
...Ver mais
Demóstenes Torres na cadeia: uma campanha pelo bem do Brasil!
 
imagem de Jose Saguy Tenorio
Jose Saguy Tenorio
Elas querem ENdireitar a nação.... kkkk
http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?video=socialites-de-sp-se-dizem-tra...
...Ver mais
 
imagem de Ivan Arruda
Ivan Arruda
Eu gostaria de ver estudos sobre o conluio entre poderes e a imprensa. Que vem paralisando ou inibindo a atuação de nossas instituições. De onde partem as orientações para transgredir ou sabotar? Punição, só de adversários. Os políticos eleitos tem que obedecer as ordens desse conluio onde, os Cachoeiras - cada estado tem o seu - não são os números um. O dilema é como sair dessa teia tecida por juízes, promotores, advogados, contadores, engenheiros, policiais, jornalistas, empreiteiros, apresentadores e outros tantos, tendo contraventores como coordenador. É preciso ver se o político que recebe votação popular é agente ou vítima desse sistema coorompido de eleições? Se as universidades pararem de recomendar a revista veja e denunciar os entes públicos que a assinam, já estarão prestando
...Ver mais
 
imagem de Claudio Almeida
Claudio Almeida
 O legislativo pode ter baixa credibilidade, mas a Imprensa.....  Lamentávelmente, hoje no Brasil, ninguém faz mais cagadas, jogo sujo, mentiras, manipulações e ações criminosas do que a Imprensa. E tem mais, qualquer um do PIG, principalmente a Globo, sem dinheiro público, pede falência em 3 meses. São campeões de apropriação de dinheiro público, e ainda tem o monopólio de acusações. Entre o Legislativo e a Grande Imprensa, fico com o primeiro. Pelo voto, posso cassar o meu candidato da eleição passada. Já o Ali Kamel....... Fazer o quê ?
...Ver mais
 
imagem de mariazinha
mariazinha
Vivemos, durante muitos anos sob o jugo alienígena. Para eles, qto. pior, melhor. Qto. mais corruto; mais fácil de cooptar. Investiram muito dinheiro em candidatos entreguistas, traidores, de mau  caráter. Basta notar que é da nossa querida SP, onde concentram-se, que essa danação irradia. Precisamos ficar calmos e com a inteligência aguçada para agirmos pois com um passo em falso,  poremos tudo a perder do que já conseguimos com LULA: desmascarar o pig e seus demônios. Vamos conseguir limpar nosso BRASIL, as eleições estão aí! Não é possível que esses políticos brasileiros não aproveitarão a única chance que possuem de reabilitar-se perante seus eleitores.
...Ver mais
 

Postar novo Comentário

CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.
CAPTCHA de imagem
Digite os caracteres exibidos na imagem acima.

Faça seu login e aproveite as funções multímidia!