O cálculo e a representatividade do IDH
Enviado por luisnassif, qui, 24/05/2012 - 15:13
Por RodrigoNin
O IDH é um indicador contaminado com a visão de crescimento = desenvolvimento, pois o PIB entra com 1/3 no valor do indicador. Não sei qual é, mas é possível que o IDH de Cuba não expresse bem a situação da população.
http://www.pnud.org.br/raca/reportagens/index.php?id01=3043&lay=rac
Entenda o IDH
O IDH é um índice criado pelo PNUD e calculado para diversos países desde 1990. Originalmente proposto para medir a diferença entre países, foi adaptado para ser aplicado também a Estados e municípios. O índice vai de 0 a 1 — quanto mais perto do 1, maior o desenvolvimento humano.
O cálculo é feito pela média simples de três componentes:
IDH Longevidade: indicador de longevidade, medida pela esperança de vida ao nascer;
IDH Educação: indicador de nível educacional, medido pela combinação da taxa de alfabetização de pessoas de 15 anos ou mais (com peso 2) e da taxa bruta de matrículas nos três níveis de ensino (fundamental, médio e superior) em relação à população de 7 a 22 anos de idade (com peso 1). Para regiões, Estados e municípios do Brasil, usa-se a taxa de freqüência;
IDH Renda: indicador de renda, medido pelo PIB real per capita em dólares, segundo o critério de Paridade do Poder de Compra. Para regiões, Estados e municípios do Brasil, usa-se a renda familiar per capita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário