A visita de Mitt Romney a Israel
Enviado por luisnassif, qua, 01/08/2012 - 10:48
Por Andre Araujo
A VIAGEM DE ROMNEY - Após cem anos de imperio economico e influencia politica os Estados Unidos não conseguem entender o mundo. É impressionante. O candidato Republicano Mitt Romney, que não é nenhum provinciano, milionario que fala francês, ao fazer a tradicional excusão fora das fronteiras do seu Pais só falou bobagem o tempo todo e nada disse como mensagem internacional para se apresentar ao mundo fora dos EUA e para repercutir bem dentro de seu Pais.
A visita à Israel é ruim por si só mas ele a complicou com declarações desastradas reproduzidas pela imprensa mundial. Em uma area geralmente conflituosa, hoje com mais conflito do que o normal, um caldeirão em estado de ebulição, Romney fez duas afirmações dificeis de engolir: que Jerusalem será a capital de Israel e que os palestinos tem uma renda per capita que é um décimo dos israelenses,ele deu a entender demonstra a superiodade de Israel. Esta ultima declaração é de uma estupidez unica. A principal razão da má situação economica dos palestinos e a politica de Israel, de bloqueio economico, financeiro, de aguas, de impedimento do fluxo comercial. O candidato nem mencionou isso porque talvez não saiba, para agradar o intragavel lobby da AIPAC que pelo que se vê manda na politica externa americana até hoje quando já deveria ter sido recolocado na sua devida proporção.
Não sei até que ponto essa postura rende votos mas lentamente a população americana tem se irritado com a colocação de Israel como bussula do Departamento de Estado e a eleição de Obama foi uma das provas disso. A politica exterior de Israel tem muito mais criticos em Israel do que em Washington, é incompreensivel. Acompanhei nos EUA boa parte das primarias Republicanas nos Estados principais e tive boa impressão de Romney , os outros eram espantosamente ruins
Quando mais o mundo precisaria de uma liderança inteligente e responsavel nos EUA, que reajustasse sua posição diminuida no xadrez mundial, aparecem candidatos destituidos de capacidade de entendimento dos complexos problemas desta fase de transição para um novo desenho da ordem global.
Essa viagem de Romney foi uma grande decepção. Parece que os grandes lideres americanos do Seculo XX não deixaram sucessores. Um Roosevelt, um Eisenhower, mesmo um Nixon com todos seus defeitos, parecem plasmados no passado, o que veio depois, com exceção de Bill Clinton, é muito fraco. As eleições americanas não dão bons sinais de vitalidade para o Pais sair da crise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário