quarta-feira, 29 de agosto de 2012


O evento do Itaú com Bill Clinton, Tony Blair e FHC

Por Jorge Nogueira Rebolla
Do Vermelhos Não
 
Patrocinados pelo banco itaú reuniram-se em São Paulo o democrata bill clinton, o trabalhista tony blair e o tucano fernando henrique cardoso. Além dos citados o evento itaú bba + perspectivas teve a presença de 480 CEOs latino-americano. Todos de empresas que faturam mais de US$ 100 milhões por ano. Vieram aprender sobre economia e política. Da situação atual dos eua e da união européia, passando pelo oriente médio e indo até a china, sem esquecer um olhar de esguelha sobre a África.
tony blair disse que o Brasil precisa fazer mudanças para continuar crescendo. Quem governou o reino unido entre 1997 e 2007 como definiria mudanças? A única coisa que realizou foi apoiar a exuberância irracional do mercado. Aquela que explodiu em 2008 e transformou a zona do euro. Uma era de estagnação para os países grandes e médios e de recessão para os periféricos. A conta da administração blair ainda será paga pelos britânicos durante muito tempo.
Clinton disse que apesar da crise financeira um grande número de pessoas saiu da miséria nos últimos 25 anos. Só esqueceu de dizer que pelo menos 3/4 delas estão na china. Também nada falou sobre a origem do sucesso chinês. Aquele que foi produzido pela maciça migração industrial para lá, enquanto os norte-americanos e os europeus preferiram incentivar a reprodução in vitro dos títulos do sistema financeiro como base do desenvolvimento.

fhc disse o que se esperava de quem governou como ele. Não se esqueceu de uma genuflexão à américa. Acredito que as instituições a que tenha se referido sejam o citi,o goldman, o jp morgan... Para o outro extremo do mundo também declarou a sua subserviência: “O Brasil percebeu a importância da China muito antes que outros países. Hoje a China é nosso segundo maior cliente”. Ela nos fornece espelhos e miçangas em troca das nossas matérias primas usadas para fabricar os xing ling que manda para cá.

A receita destas três sumidades do caos, com o apoio dos banqueiros, deve ser esquecida o mais rápido possível sob pena de catástrofe econômica perpétua.

itaú bba traz tony blair e clinton

itaú bba + perspectiva agosto 2012

tony blair: Brasil precisa de mudanças para continuar crescendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário